Karatê goiano se prepara para as Olimpíadas do Japão
Diário da Manhã
Publicado em 12 de outubro de 2018 às 04:02 | Atualizado há 6 anosGoiás se prepara com atletas de ponta para participar em 2020 das Olimpíadas do Japão. Será a primeira vez que o karatê será incluído como esporte olímpico e o Estado conta com sete promessas que podem vir a representar o Brasil na competição.
Não se trata de otimismo. Segundo o professor Mário Kanashiro, do Dojo Kanashiro, os jovens atletas já foram testados em competições nacionais e internacionais e estão entre os melhores das Américas. Os atletas goianos são federados na FGK (Federação Goiana de Karatê) na CBK (Confederação Brasileira de Karatê) e na JKA (Japan Karate Association).
A partir da próxima quarta-feira (18/10) até domingo, 21/10, 30 atletas goianos participam da final do Mundial de Karatê, que será realizado em Contagem(MG); sete deles já estão classificados para a fase final nas categorias Sub-12, Sub-14, Sub- 16, são eles os gêmeos Caio Rassi, e Enzo Rassi, Hugo Rezende e Arthur Rios, campeões Pan-Americanos e Sul-Americanos de Karatê Shotokan e Eduardo Cavalcante e João Pedro Melo, campeões brasileiros. Enzo Rassi também foi vice-campeão no Torneio Mundial de Karatê Shotokan realizado na Irlanda.
O Karatê Shotokan é um dos mais praticados no mundo e será a modalidade oficial da categoria nos Jogos Olímpicos do Japão. “Os atletas de Goiás são muito talentosos, foram campeões em modalidades dentro e fora do país, vencendo também em torneios de outras federações. Muitos podem estar maduros para as Olimpíadas do Japão em 2020 e outros para os jogos de 2024, mas sem dúvida são jovens que merecem a oportunidade de representar o seu país nestes grandes torneios”, avalia Kanashiro.
PATROCÍNIO
AFederação GoianadeKaratê, que é presidida por Wesley Reis, luta com dificuldade para levar os jovens talentos para competições nacionais e internacionais. Para o torneio em Minas Gerais o gasto estimado por atleta é de R$ 1.800,00, que corresponde aos custos com transporte, alimentação e hospedagem. Para o professor Kahashiro, a juventude e o talento dos atletas é uma boa oportunidade para projetar Goiás e as empresas goianas para fora do Estado e fora do país. “Estes jovens merecem todo apoio e espero que o poder público e a iniciativa privada prestem atenção nesta oportunidade de reforçar suas marcas com apoio a estes jovens e ao esporte”, conclui.
]]>