Mais uma: nova onda de calor eleva temperaturas
Ondas de calor até 20/12, temperaturas de 40ºC em algumas cidades, alerta vermelho para Goiás e aumento na umidade do ar.
Fernando Boeira Keller
Publicado em 11 de dezembro de 2023 às 20:38 | Atualizado há 3 semanasO Brasil será atingido por uma nova onda de calor nesta semana, e as temperaturas podem chegar aos 40ºC em algumas cidades novamente. Em Goiás, as temperaturas podem ficar 5ºC acima da média. Outros estados na rota do calor são Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia.
Segundo o Climatempo, Goiás está em alerta vermelho, e Goiânia pode registrar novamente temperaturas próximas aos 40ºC. No entanto, esta onda de calor terá uma duração menor e vai até o dia 20 de dezembro.
Ainda conforme o Climatempo, a população enfrentará dias mais longos e um aumento leve na umidade do ar, o que causará maior desconforto em alguns períodos dos dias.
Mas afinal, o que é uma onda de calor e como ela ocorre?
O Climatempo explica que uma onda de calor é caracterizada por uma sequência de dias ou até semanas, onde as temperaturas em uma região, relativamente ampla, fica muito acima da média que seria normal para uma determinada época – em torno de 5°C ou mais acima da média, em uma área ampla.
As ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica. Em outras palavras, o ar fica mais seco e inibe o crescimento das nuvens, diminuindo a chance de chover. Fora isso, a alta pressão atmosférica naturalmente comprime o ar próximo da superfície, fazendo o ar esquentar mais.
Confira a previsão do tempo para terça-feiraGoiânia: mínima de 20º e máxima de 33º, com variação de nebulosidade e sol, com pancadas de chuva isoladas;
Anápolis: mínima de 22º e máxima de 31º;
Porangatu: mínima de 24º e máxima de 37º;
Cristalina: mínima de 18º e máxima de 32º.
]]>