Cotidiano

Marconi ressalta espírito solidário na Semana Nacional do Doador de Sangue

Diário da Manhã

Publicado em 22 de novembro de 2016 às 01:16 | Atualizado há 8 anos

Sob o slogan “Gotas de Solidariedade Fazem Litros de Diferença”, foi aberta ontem a Semana Nacional do Doador de Sangue. Realizado no Palácio das Esmeraldas, o evento contou com a participação do governador Marconi Perillo. Ele ressaltou o espírito coletivo dos cidadãos goianos e classificou como “povo solidário” os goianos voluntários que procuram o Hemocentro de Goiás para doar sangue. “São cidadãos a serviço da vida. Agradeço aos milhares de goianos que doam sangue. Precisamos de mais ações assim para zerar o déficit em Goiás”, disse o governador.

Na ocasião, pessoas e empresas goianas foram certificadas com o título “Amigas da Saúde em Goiás”, por estimularem e promoverem as campanhas de doação. Marconi destacou a importância do trabalho realizado pela imprensa para o aumento das doações. “[A imprensa] é fundamental para difundir essa prática da doação. Queremos agora que nessa Semana Nacional do Doador tenhamos esse resultado, para reduzirmos a zero o déficit desse material indispensável à vida”, projetou Marconi.

Secretário estadual da Saúde, Leonardo Vilela anunciou um incremento na infraestrutura do Hemocentro para novas doações. “Estamos em Goiás nos preparando para aumentar nossa capacidade. Por isso é importante conscientizar sobre a importância da doação e homenagear aqueles que trabalham nesta área”.

Homenageados

Marconi homenageou a Associação dos Hemofílicos de Goiás; o Serviço Social da Indústria (Sesi); a Unimed Goiânia; a Associação Goiana de Imprensa (AGI); o Departamento Estadual de Trânsito (Detran); a Associação Brasileira de Shoppings Centers de Goiás; o doador mais antigo, Luiz Antônio Mady; a doadora mais jovem, Stefany Rosa Cruvinel, e a jornalista Alzenar Abreu, servidora da Comunicação da Saúde Estadual e doadora da medula óssea que salvou a vida do irmão. Todos receberam um Certificado de Amigo da Saúde e tiveram a oportunidade de ouvir depoimentos dos homenageados e parceiros.

De acordo com o presidente da Associação dos Hemofílicos de Goiás, Jorge Pereira, a entidade trabalha em parceria com o Hemocentro e que os resultados nos últimos anos vêm sendo positivos. “Fui chamado para ser homenageado, mas tenho que agradecer pelo trabalho e pelos resultados alcançados. Estamos confiantes em continuar avançando sempre”, observou.

Entre as homenageadas, a servidora pública Alzenar Abreu contou que, em 2012, doou medula para o irmão, que estava com leucemia aguda grave, em Portugal. “Meu irmão está vivo graças aos transplantes. Temos de valorizar isso”, afirmou.

 

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias