Cotidiano

Matemática não é bicho de sete cabeças

Diário da Manhã

Publicado em 16 de outubro de 2018 às 01:22 | Atualizado há 6 anos

Faltam 20 dias para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vários estudantes já co­meçam a sofrer só de imaginar nas 45 questões de matemática que de­verão ser respondidas. Essa é a dis­ciplina mais temida pela maioria dos alunos. Contudo, a professo­ra Juliana Moreno, 28 anos, garan­te que a matemática passa longe de ser um bicho de sete cabeças.

Segundo a professora, nesta reta final de estudos o importante é fo­car na resolução de exercícios. Ba­seada nas últimas provas do Enem, ela acredita que geometria; opera­ções básicas como soma, subtração, multiplicação, divisão, raiz e potên­cia; proporção, função e porcenta­gem são os conteúdos que poderão ser mais exigidos este ano.

“O Enem também tem cobrado alguns exercícios de raciocínio lógi­co e análise de gráficos, por exem­plo, o que não exige um conheci­mento aprofundado de algum tema específico da matemática. Por isso é importante saber respirar e confiar em você. O estresse e a cobrança é muito grande e acaba que na última semana os meninos querem tirar o atraso daquilo que não estudaram antes, acabando que no dia da pro­va dão um branco ou confundam as fórmulas”, explica Juliana Moreno.

COMECE PELAS FÁCEIS

Entre as dicas e macetes que a professora Juliana Moreno acon­selha é responder sempre primei­ro as questões que o aluno consi­dera mais fáceis. De acordo com ela, administrar o tempo de prova é uma tarela muito difícil e cada pes­soa tem uma maneira. Como a re­dação é uma disciplina de grande pontuação, ela também recomen­da que no dia desta prova o aluno faça primeiro a redação para de­pois responder as outras pergun­tas. E caso sobre tempo para revi­sar tudo, a professora garante que é uma ótima opção.

“O conteúdo do Enem é mui­to extenso, é preciso muita dedica­ção e disciplina. Procure assistir ví­deo aulas, fazer listas de exercícios, participar de grupos de estudo e te­nha foco para conseguir fazer a pro­va. É muito difícil nesses últimos dias correr com os estudos e ter um desempenho excelente. É preciso respeitar o tempo de amadureci­mento do conteúdo ou tudo pode piorar, a chance de dar um branco é alta. Estude o que conseguir e na última semana relaxe, diminua o ritmo e confie”, afirma a professora.

MATEMÁTICA

No Enem 45 questões são desti­nadas aos conteúdos de matemá­tica, uma das disciplinas mais te­mida pela maioria dos estudantes. Esse ano a novidade é que os can­didatos terão 30 minutos a mais para fazer as provas de exatas que são no segundo dia.

Para Juliana Moreno, desfazer essa imagem que a disciplina tem de ser o bicho papão da Educação é preciso trabalha em conjunto: escola e família. Sete de cada dez alunos do 3º ano do ensino mé­dio têm nível insuficiente em ma­temática, de acordo com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017.

“A formação do professor é algo que precisa ser repensado. Tem pro­fessores das fases iniciais que ensi­nam matemática, mas não gostam da disciplina e isso influência muito no processo de ensino e aprendiza­gem. Além disso é preciso aprender matemática, aprender ensinar ma­temática e aprender entender o alu­no. Precisamos aprender mais do que ensinar. Outro ponto importan­te é a família, tem pais que não gos­tam de matemática e reforçam isso para os filhos de tal forma que as crianças já criam resistência”, avalia.

ENEM

O Enem de 2018 será aplicado em dois domingos consecutivos. No dia 04 de novembro as provas serão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciên­cias Humanas e suas Tecnologias. Já no dia 11 de novembro as provas são de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Neste ano, 5,5 milhões de estudantes em todo o país farão a prova. Em Goiás, 190.587 estudan­tes se inscreveram para o Enem.

O exame seleciona os estudan­tes para vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de es­tudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para To­dos (ProUni) e vagas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias