Cotidiano

Menor preço é principal atrativo de sites internacionais de compra

Diário da Manhã

Publicado em 8 de setembro de 2018 às 23:55 | Atualizado há 7 dias

Os brasileiros têm compra­do cada vez mais em sites internacionais e a princi­pal razão para esse fenômeno são os preços atrativos dos produtos em relação aos praticados nas lojas virtuais no país. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigen­tes lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que 29% dos consumidores conectados fizeram compras em sites internacionais nos últimos 12 meses. Desse total, 67% afirmaram que os valores mais baixos tiveram influência na hora de comprar em lojas online fora do Brasil, enquanto 46% apontaram a possibilidade de achar artigos difíceis de serem en­contrados localmente. Outros 46%, procuram variedade de produtos e 35% vão em busca de itens novos que quase ninguém possui.

Os itens mais adquiridos são vestuário, calçados e acessórios, como cintos, bolsas e carteiras (47%, percentual que sobre para 60% entre as mulheres), acessórios de informática e celular (33%), cos­méticos e perfumes (26%), brin­quedos, jogos e games (26%) e ele­trônicos, como tablets, notebooks e câmera digital (22%, número que cresce para 30% entre os homens).

De acordo com o estudo, o valor médio gasto na última compra foi de R$ 140,28. “A compra virtual tem ga­nhado adeptos, sobretudo pelos pre­ços altamente competitivos pratica­dos por esses sites, que se somam à oferta de produtos que nem sem­pre estão à disposição no mercado nacional”, avalia a economista-che­fe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Os entrevistados apontaram também as desvantagens em com­prar produtos por meio de sites in­ternacionais. O prazo na entrega foi considerado a principal delas, mencionado por 62%. Em segui­da, os internautas citaram a incer­teza de que o produto será entre­gue (50%), o risco de apreensão da compra ou cobrança de impostos pela Receita Federal (48%) e o pa­gamento de taxas de importação (40%). Além disso, metade admi­te receber com frequência os itens adquiridos fora do prazo (50%).

Ainda segundo a pesquisa, três em cada dez compras são recebi­das em um intervalo de 31 a 60 dias (30%), enquanto 26% dos produtos adquiridos chegam entre 61 a 90 dias. Em média, o prazo para a entrega de compras em sites internacionais é de 67 dias. Quanto aos custos de entre­ga, 51% afirmam ter pago frete na úl­tima compra feita e 63% dos compra­dores não tiveram de pagar impostos de compras internacionais no Brasil. Outro dado mostra que 58% dos con­sumidores digitais adquiriram algum produto em sites do exterior nos últi­mostrêsmeseseemmédiaforamfei­tas três compras no período.

Entre os fatores levados em con­ta ao realizar uma compra em sites fora do país, em primeiro lugar está o preço baixo (65%). Depois, os in­ternautas destacam a segurança do sistema de pagamento (51%) — per­centual que aumenta para 59% entre os homens —, o fato de ser uma loja conhecida (49%), o site ser traduzido para o português (43%) e a experiên­cia de outros compradores (29%).

Para o educador financeiro do Meu Bolso Feliz, José Vignoli, um ponto de atenção é a possibilida­de de fraude. Se no Brasil é preci­so cuidado com sites duvidosos, os riscos de golpes são ainda maiores com as compras virtuais no exte­rior. “É preciso redobrar a atenção e pesquisar bem sobre o site. Vale a pena olhar quem já comprou e analisar os depoimentos, como re­clamações, por exemplos. Trocas e devoluções costumam ser mais difíceis de se resolverem”, orienta.

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