Missa recorda legado de Luiz Rassi
Welliton Carlos da Silva
Publicado em 21 de novembro de 2016 às 13:45 | Atualizado há 8 anosO governador Marconi Perillo expressou neste domingo o respeito e a gratidão do Governo e da população de Goiás ao médico Luiz Rassi durante a Missa de Sétimo dia do falecimento do filho de família libanesa que escolheu o Estado para viver e exercer a Medicina. Na celebração, realizada na Igreja Católica Apostólica Ortodoxa de Antioquia de Goiás, presidida pelo padre Rafael Javier Magul, Marconi afirmou que Luiz Rassi “deixa para sempre registrado seu modelo de caráter, honradez e dedicação à Medicina em Goiás e no Brasil”.
Acompanhado da primeira-dama Valéria Perillo, Marconi prestou a homenagem a Luiz Rassi durante a celebração, da qual participaram familiares, amigos, pacientes e admiradores do médico, que fundou a Associação Médica de Goiás, participou da criação do Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremego) e dedicou mais de 70 dos seus 96 anos de vida à profissão. Filho de imigrantes libaneses, Luiz Rassi nasceu em Cuba e se mudou com a família para o Brasil ainda criança, a princípio em Vianópolis e depois residindo definitivamente em Goiânia.
Em seu pronunciamento, Marconi lembrou que Rassi inspirou todas as gerações de médicos que o sucederam, “tanto por sua dedicação integral ao dom de cuidar da saúde e da vida quanto por sua preocupação com a promoção da saúde entre os cidadãos goianos mais humildes”. O governador destacou a participação de Luiz Rassi nas políticas públicas de saúde em Goiás, tendo como principal contribuição o planejamento e a criação do Hospital Geral de Goiânia (HGG) Alberto Rassi.
Marconi relembrou os principais momentos da extensa trajetória profissional de Luiz Rassi, reconhecido e premiado no Brasil e no exterior por seu profundo talento e dedicação à Medicina. Luiz Rassi dirigiu a sessão que deu origem ao Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego), em 1957, e foi também o primeiro presidente e fundador da Associação Médica de Goiás (AMG), entre os anos de 1957 e 1959.
O médico participou ainda da turma inaugural de professores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal, em 1959. Também presidiu a Sociedade Goiana de Gastroenterologia (1965-1966). Luiz Rassi nasceu em 5 de abril de 1920, em Union de Reyes, Cuba. Veio para o Brasil e se naturalizou. Ingressou na Faculdade Nacional de Medicina, na antiga Universidade do Brasil (RJ), onde se formou em 1947. Integrou a primeira turma de professores do Curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás.
Casado com Lygia de Moura Rassi, Luiz Rassi teve cinco filhos: os médicos Luiz Rassi Junior e Pedro Moura Rassi, a advogada Mônica Moura Rassi e a filósofa e musicista Magda Moura Rassi e a arquiteta Ligia Moura Rassi (a biografia completa do médico pode ser lida no blog magdamourarassi.com/familia/luiz-rassi/).
O governador e a primeira-dama também estiveram no aniversário do deputado estadual Santana Gomes, no Setor Pedro Ludovico. Nesta segunda-feira (21/11), Marconi entrega os Certificados do Hemocentro de Goiás Amigo da Saúde, em comemoração à Semana do Doador de Sangue (às 9h, no Salão Dona Gercina do Palácio das Esmeraldas) e participa, em seguida, da sessão solene de outorga do Colar do Mérito Judiciário à ministra presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz, no Plenário da Corte Especial do Tribunal de Justiça de Goiás, às 10h.
]]>