Morre o ex-secretário-geral da ONU Boutros-Ghali
Diário da Manhã
Publicado em 16 de fevereiro de 2016 às 17:44 | Atualizado há 9 anosMorreu nesta terça-feira (16), aos 93 anos de idade, o ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Boutros Boutros-Ghali, que liderou a instituição mundial entre 1992 e 1996. De acordo com a presidência do Conselho de Segurança, o diplomata egípcio havia sido internado na semana passada em um hospital do Cairo.
Boutros Boutros-Ghali,possui um grande legado por ter sido o primeiro africado a ocupar o posto de secretário-geral da ONU. Após concluir os estudos em Paris, ele se tornou um professor de direito na Universidade do Cairo e escreveu vários livros sobre relações internacionais e diplomacia.
Em 1977 ele foi nomeado ministro das Relações Exteriores em outubro de 1977 desempenhando papel fundamental na conclusão de acordo de paz egípcio-israelense do Camp David. Após passar pelas Nações Unidas, ele foi o primeiro secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia, entre 1997 e 2002, entidade que reúne 57 países em que em que a língua francesa é oficial ou tem um status privilegiado.
]]>