Cotidiano

Morre o sociólogo e anistiado político Júnio Andrade

Diário da Manhã

Publicado em 11 de maio de 2018 às 02:54 | Atualizado há 7 anos

O sociólogo, anistiado políti­co e ex-presidente da Associação dos Pequenos Jornais do Estado de Goiás, Júnio Andrade de Car­valho morreu, ontem, em Goiâ­nia. Nascido no turbulento ano de 1945, no Brasil e no mundo, o celebrado jornalista iria comple­tar 73 anos de idade no próximo dia 10 de junho. A causa mortis foi câncer. O ativista político e social era irmão de Olvanir An­drade, ex-auxiliar de Iris Rezen­de Machado, o ex-ministro da Justiça e da Agricultura, ex-go­vernador do Estado de Goiás, por dois mandatos, ex-prefeito de Goiânia. Além de Orion An­dre, ex-secretário de Nion Alber­naz, na Prefeitura Municipal de Goiânia, e ex-presidente da ex­tinta Agência Goiana de Comu­nicação, a Agecom, sob a gestão do Tempo Novo. Assim como de Marilena Andrade e de Sérgio Andrade. Cinco irmãos. Do tra­dicional ‘clã Andrade’.

Júnio Andrade teve quatro filhos: Rita Figueiredo de Carva­lho, Isabel Figueiredo de Carvalho, Pedro Figueiredo de Carva­lho e Paulo de Carvalho. Com seis netos: Isabela, Gabriel, Ma­ria Luiza, Daniel, Alaor, Mari­na. A mulher chamase Marta Horta Figueiredo de Carvalho.

ANISTIADO POLÍTICO

Paulo de Carvalho, um dos quatro filhos de Júnio Andrade, informa ao jornal Diário da Ma­nhã que o seu pai, um cientista social, ocupou cargos públicos políticos e administrativos. Nas administrações de Iris Rezende Machado e de Maguito Vilela, fri­sa. Os dois são do MDB. Mais: es­tabelecia uma relação cordial e respeitosa com o ex-inquilino da Casa Verde, por quatro manda­tos, Marconi Ferreira Perillo Jú­nior, atual vice-presidente nacio­nal do PSDB, diz, emocionado com a morte do genitor. Anistia­do, teria sofrido perseguição po­lítica à época da ditadura civil e militar no Brasil [1964-1985]. A in­formação é do ex-líder estudantil, exilado no Chile de Salvador Al­lende, e na França, Velho Mundo, o ex-carbonário Tarzan de Castro.

Sob forte comoção, o seu cor­po foi enterrado, ontem, no Ce­mitério Jardim das Palmeiras.

 

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias