Natal ecologicamente correto
Redação
Publicado em 23 de dezembro de 2015 às 21:32 | Atualizado há 9 anosAno de crise financeira, queda no consumo, gasolina nas alturas, 2015 foi um ano de muito aperto para o bolso dos brasileiros. Mas não apenas pela falta de dinheiro, porquê não economizar na hora de preparar as decorações de Natal? A “pegada ecológica” reservou para o Natal decorações a partir de material reciclado, elementos decorativos que podem ser consumidos durante ou após a ceia, reaproveitamento de alimentos. Prefeituras brasileiras aderiram à moda para do Natal de 2015, e você pode repetir aí, na sua casa. Veja como seu Natal pode sair mais barato, poupando o meio ambiente e sem desperdício de alimentos.
30cm de arame grosso, um quilo de balinhas, um laço. Pronto, simples assim! As balinhas são encaixadas uma a uma pelo meio das sobras de plástico ao longo do arame. Acabou a festa? Distribua as balinhas para a criançada.
Flores feitas a partir do rolo de papelão do papel higiênico são uma ótima pedida para decorar sua árvore. Além de o resultado final ser lindo, a criatividade fica em alta na hora de escolher as cores para suas flores. Para dar o toque final: cola e gliter.
Decore palitos de picolé com a temática natalina e você terá anjinhos, Papai Noel, bonecos de neve à vontade para espalhar pela árvore.
Faça você mesmo suas velas de Natal com as sobras de velas usadas, derretidas em banho maria. Decore latas de atum com retalho ou papel de presente nas cores natalinas e use de recipiente para suas vela. Corantes e aromatizantes podem ser adicionados à cera derretida. Agora é só enfeitar sua mesa.
Confeccione um charmoso boneco de neve utilizando bolas de isopor em três tamanhos diferentes, monte o boneco com a bola maior como base, utilizando cola quente, depois cubra a bolas de isopor com copinhos de café descartável. Com tecido TNT vermelho o boneco de neve poderá ganhar um gorro e cachecol. Os olhos, nariz e botões podem ser feitos a partir de papel camurça das cores de sua preferência.
O que fazer com o que sobrou da ceia de Natal? O DM Revista responde.
As frutas típicas que enfeitaram a mesa na noite da ceia podem virar uma saborosa salada de frutas de sobremesa para o dia seguinte. O chester ou tender viram ingredientes fantásticos para um sanduíche do lanche da tarde do dia 26, acrescentado de tomate fresco, alface, queijo ou requeijão cremoso. Outro prato que já faz parte do almoço pós natalino é o arroz de forno, que vai bem com qualquer outro alimento utilizado na ceia da noite anterior. Leitoa, peito de peru, uvas passas, frios e outros alimentos frescos, adicionados de arroz, mais alguns minutinhos no forno e pronto. Já está garantido o prato principal do almoço. Não se esqueça que o armazenamento desses alimentos para serem consumidos no dia seguinte são extremamente importantes para que o resultado das refeições seja satisfatório.
A pegada ecológica nas ruas da cidade
Muitas cidades brasileiras aderiram à uma decoração natalina feita a partir de materiais reciclados nos últimos anos. As garrafas pet são o material preferido dos artesãos pois são fáceis de manusear, colorir e podem ficar expostos nas praças, calçadas e canteiros centrais durante todo o período festivo graças ao material resistente à chuva. 1,2 milhão de garrafas pet enfeitam as ruas de Marituba, região metropolitana de Belém. A Praça dos Namorados em Vitória, Espírito Santo também ganhou decoração especial para o natal deste ano. Em Niquelândia, no norte do estado de Goiás e em Piracuruca, interior piauiense as prefeituras também apostaram na decoração feita a partir de materiais reciclados.
]]>