OAB denuncia personagem do ‘Pânico por racismo
Redação
Publicado em 11 de agosto de 2015 às 19:42 | Atualizado há 9 anosInterpretado por Eduardo Sterblitvh, personagem africano é alvo de uma denúncia encaminhada pela Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil, a interpretação do personagem é uma “afronta racial” e que contribui para “perpetuar os efeitos e resquícios da escravidão negra”.
O personagem age como um animal e não sabe falar, apenas faz caretas e danças. Eduardo Sterblitch pinta seu corpo com tinta escura e usa uma malha preta para cobrir o resto do seu corpo.
O programa ‘Pânico’ pediu desculpas a quem se ofendeu com o personagem e divulgou uma nota de retratação. “O programa ‘Pânico’ está no ar há 12 anos na televisão brasileira e jamais teve a intenção de ofender seus telespectadores com nenhuma de suas atrações, mas sim levar entretenimento com seu humor característico”, afirma em comunicado.
Em seu Facebook, Eduardo também pediu desculpas. “Não sou racista E também estou chorando… A quem deixei triste ou pior, peço desculpas por minha ignorância. Que, pelo menos, eu sirva de exemplo para que isso não aconteça mais”, escreveu.
A emissora Band ainda não comentou sobre o assunto.
]]>