Operação Boas Compras
Diário da Manhã
Publicado em 8 de outubro de 2016 às 03:04 | Atualizado há 8 anosA Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), a 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (37ª CIPM) e a Prefeitura de Goiânia lançaram ontem a Operação Boas Compras. O intuito do trabalho que começa neste mês de outubro e segue até o final do ano é proporcionar maior segurança para os compradores que frequentam a região e coibir a ação de ambulantes que obstruem as calçadas e comercializam mercadorias de origem desconhecida.
Com o apoio da AER44, além da PM, também participaram da ação a Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), Batalhão de Trânsito da PM e a Secretaria Municipal de Fiscalização Urbana e Vigilância Sanitária.
“A nossa expectativa é que haja um aumento de 17% no fluxo de pessoas que passam por essa região da 44, o que deve gerar um aumento da movimentação financeira de 8%, em relação ao mês de setembro”, explica o presidente da AER44, Jairo Gomes. Nos demais meses, exceto os três que antecedem o final de ano, a região da 44 recebe em média, somente nos finais de semana, entre 40 a 50 mil turistas. Por mês são mais de 260 ônibus que chegam ao local.
Nessa época o local já recebe milhares de compradores vindos de várias partes do Brasil, em sua grande maioria lojistas que já buscam montar seus estoques para as compras de final de ano. A Região da 44 é considerada o maior polo de confecção e moda do Centro-Oeste e o terceiro maior do Brasil.
A estudante Victória Guimarães Ernesto, de 21 anos, afirma que sempre vai à região da 44 acompanhar sua mãe. “Ela ama aquele lugar, se vier aqui em Goiânia e não for lá é o mesmo de não vir. Aí eu acabo comprando coisas para mim também”, admite.
Conforme Victória, são vários os motivos pelos quais sua mãe gosta tanto de ir no local, entre eles o preço e a qualidade dos produtos. Quando as duas vão à 44, isso acontece geralmente uma vez no mês, elas gastam em média de 200 a 300 reais.
Já a fisioterapeuta Jamyla Barbosa, de 27 anos, diz que na 44 é possível encontras várias opções de produtos com preços acessíveis, “tem roupa para todos os gostos e condições”. Ela, que frequenta o lugar de três em três meses, afirma que nunca foi assaltada na região e que não tem medo de ser vítima da violência.
Parcerias
De acordo com o major Sandro Cardoso Botelho, o policiamento na região será reforçado entre 15 e 20% ao longo desses três últimos meses do ano. “A 37ª CIPM já está atenta a esse aumento de fluxo de compradores na Região da 44. Mas tem ajudado muito essa parceria entre os órgãos e a interação com a comunidade”, destaca.
O major informa que, além do celular da CPU da 37ª CIPM (99611-3622), que atende 24 horas, uma ferramenta de suma importância para melhorar o serviço de segurança na região tem sido o WhatsApp. “Temos um grupo chamado Segurança da Região da 44, que tem nos ajudado muito, inclusive a deter muitos foragidos da Justiça”, frisa o comandante. Ele explica que qualquer ação ou pessoa suspeita pode ser denunciada por meio do grupo, com envio de uma mensagem, foto ou vídeo.
Dicas de segurança para compradores da região da 44
– Em suas compras dê preferência ao uso do cartão de débito ou crédito;
– Evite caminhar pelas ruas com grandes quantias em dinheiro;
– Evite ao máximo o uso de celular na rua. Se precisarem usar as redes sociais faça isso em local fechado e seguro, como dentro de lojas, saguões dos hotéis ou dentro de agências bancárias;
– Bolsas e carteiras devem ser levadas junto ao corpo;
– Procure sempre andar acompanhado de duas ou mais pessoas, especialmente os idosos;
– Lojistas e equipes de segurança das galerias podem auxiliar o trabalho da PM informando qualquer atitude suspeita pelo celular da CPU da 37ª (99611-3622) ou pelo telefone 190.
]]>