Parceiros pela sustentabilidade
Redação
Publicado em 25 de agosto de 2018 às 04:43 | Atualizado há 1 semanaA cidade de Abadiânia vai ganhar um Ecoponto para troca de resíduos recicláveis por créditos na conta de energia. A iniciativa é resultado de uma pesquisa elaborada pelo Instituto Reger – Organização Social que faz a gestão de uma parcela da Rede Itego – com a Prefeitura de Abadiânia e a empresa distribuidora de energia elétrica, Enel Distribuição. A pesquisa com os pontos indicados foi apresentada pela presidente do Instituto Reger, Sônia Santos para a promotora de Justiça de Abadiânia, Cristiane Souza e o prefeito da cidade, José Diniz (PSD).
Um dos graves problemas para Abadiânia é a gestão dos resíduos sólidos principalmente em virtude da grande população flutuante. São turistas que frequentam a cidade, principalmente nos finais de semana e produzem grande quantidade de lixo. A presidente do Reger, Sônia Santos, ressaltou para a promotora que a experiência científica em pesquisas da OS serve de baliza para a parceria com entes públicos, como a prefeitura e a contribuição para a melhoria da vida da população.
“Buscamos auxiliar na adoção de políticas públicas inclusivas e sustentáveis para promover o progresso”, frisou Sônia Santos. Ela explicou ainda que a Enel vai colocar um contêiner padronizado com motivos de sustentabilidade para a população levar seus resíduos recicláveis e trocar por créditos que serão abatidos na conta de energia elétrica de cada consumidor.
A promotora Cristiane Souza lembrou que o objetivo comum entre as instituições e a administração municipal é fazer a redução de resíduos que poluem e não geram qualquer contribuição para a cidade. “Iniciativas como essa precisam ser bem executadas para servir de modelo de outras que virão. É bom ver que há uma luz no fim do túnel em assuntos de redução de lixo e de sustentabilidade, como essa que estamos presenciando”, observou.
PROGRESSO
O prefeito de Abadiânia, José Diniz, ressaltou a parceria com o Instituto Reger e a Rede Itego que tem levado avanços significativos para a cidade. O Cotec (Colégio Tecnológico) instalado na cidade é vinculado ao Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego) Governador Onofre Quinan, de Anápolis, que levou uma série de cursos para Abadiânia. São atualmente 21 cursos e 441 vagas disponíveis, totas sem qualquer custo para os alunos.
“A Rede Itego e o Instituto Reger trouxeram oportunidades muito importantes, oferecendo à população cursos diversos, formação e qualificação de mão de obra e tantos outros benefícios que dificilmente teríamos aqui”, explica.
O preparo para trabalhadores, estudantes e jovens em procura do primeiro emprego é ressaltado pelo prefeito como sendo uma das mais gratas satisfações que a cidade teve nos últimos anos. “Essa qualificação que nossa população em idade própria para o trabalho recebe facilita que esses trabalhadores sejam colocados no mercado não só aqui no nosso município, mas que saiam daqui para trabalhar em outras cidades com uma qualidade de mão de obra muito melhor do que tínhamos em outras épocas”.
Ele lembra que um curso em especial, ministrado no Cotec Abadiânia, vai fazer um diferencial significativo para o setor hoteleiro e comércio. Abadiânia recebe um grande número de turistas estrangeiros que acorrem à cidade em busca do médium João de Deus e há uma dificuldade latente em hotéis, pousadas, lanchonetes, restaurantes e comércio em geral voltado para o turismo religioso que é a falta de fluência em alguma língua estrangeira dos trabalhadores em geral para atender esses clientes. O Cotec Abadiânia já inscreveu 60 alunos em um curso de inglês básico voltado para o turismo e vai formar esses trabalhadores.
“Recebemos turistas do mundo todo e nossos atendentes têm grande dificuldade em se relacionar com eles por causa do impedimento de não falarem outros idiomas, com a Rede Itego e o Instituto Reger agora isso será gradualmente superado”, finaliza.
]]>