Parque Ambiental Macambira
Diário da Manhã
Publicado em 6 de janeiro de 2016 às 15:54 | Atualizado há 2 semanasO Parque Ambiental Macambira foi inaugurado no dia 20 de outubro de 2015 no Setor Faiçalvile, região sudoeste de Goiânia. É o 35º parque da cidade e faz parte do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns, que visa revitalizar e proteger a bacia hidrográfica da capital. A mata nativa guardada pelo parque abriga nascentes do córrego Macambira, um dos afluentes do Ribeirão Anicuns. Segundo a Prefeitura de Goiânia, “A bacia formada por estes cursos d’água drena aproximadamente 70% da área urbana, sendo a mais representativa bacia hidrográfica de Goiânia”.
Com 25,5 hectares, é o maior parque linear da América Latina. Além da preocupação com o leito dos rios que abastecem as casas da cidade, o parque também protege a vasta vegetação nativa e fauna do local. Nas pequenas corredeiras de água, encontramos diversas espécies de pequenos peixes. Árvores com troncos retorcidos dão o tom característico do cerrado à paisagem do ambiente. Também foi construído um anfiteatro para realização de eventos no parque. Também foram colocados bebedouros com água gelada e banheiros à disposição dos freqüentadores. As galinhas do setor também receberam bem a novidade, e aproveitam o espaço do parque para a caminhada da tarde.
Problema
Alguns problemas no parque recém-inaugurado colocou em dúvida a qualidade do material utilizado e da execução do projeto. Wedson Silva, um rapaz de 19 anos, morreu eletrocutado no dia 18 de novembro ao encostar em um poste enquanto se exercitava no parque. Uma semana depois, no dia 24 de novembro de 2015, o teto de uma estrutura desabou durante uma chuva na região. No momento o vigilante estava no local, e por pouco não se feriu. Também é possível ver restos de material de construção arrastados das trilhas dentro dos poços. As pistas do parque também encontram-se danificadas.
]]>