Cotidiano

Parque Macambira é inaugurado

Redação

Publicado em 21 de outubro de 2015 às 22:41 | Atualizado há 9 anos

 

O Parque Ambiental Macambira (PAM) inaugurado ontem, em Goiânia. Ele é o 35º parque da cidade e o 10º entregue na gestão do prefeito Paulo Garcia (PT). A inauguração faz parte das comemorações pelo aniversário da Capital, que completa 82 anos no próximo dia 24.

O PAM, localizado no Setor Faiçalville, tem área de 25,5 hectares e conta com Núcleo Socioambiental; Núcleos de Estar; Praça das Esculturas – espaços equipados com pequenas praças com pergolados, bancos, bebedouros, entre outros, para a apreciação da paisagem do parque – e Núcleo de Recreação Infantil com parquinhos de areia. O parque possui ainda pista de caminha e ciclovia em toda sua extensão e abriga nascentes do córrego Macambira inseridas em uma mata nativa remanescente com parte preservada e parte alterada pela ação do homem.

O prefeito fez um relato histórico sobre as obras do Programa, que foram pensadas nos anos 2000 pelo então prefeito Pedro Wilson, teve o convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinado por Iris Rezende e a ordem de serviços e primeiras inaugurações em sua gestão.

“Como diz um dos maiores arquitetos e urbanistas do mundo, a estrutura é fundamental, a preservação ambiental é necessária, mas nada disso tem importância se a cidade não for feita para as pessoas. É esse o nosso desejo, é isso que é desenvolvimento urbano sustentável e é isso que vamos perseguir até 31 de dezembro de 2016”, ressaltou Paulo Garcia.

Aprovação

Líder comunitário do Setor Faiçalville, Jonas Rocha comemorou a inauguração do parque. “O Macambira Anicuns não é mais um projeto ou um sonho. Ele agora é uma realidade”, bradou. Também morador da região, Maurício Souza começou o dia aproveitando a ciclovia que circunda o Parque. “Aqui temos tudo que uma pessoa precisa para a prática do esporte. Tenho muita satisfação em ter este espaço como este tão perto da minha casa”, destacou o cicloativista.

Representando o governador Marconi Perillo (PSDB), o secretário de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Cidades, Vilmar Rocha (PSD), lembrou que Goiânia já é reconhecida nacionalmente como uma das mais equilibradas do Brasil, economicamente e ecologicamente e avança ainda mais com a execução do Puama.

O coordenador do Puama e presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Nelcivone Melo ressaltou que o Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) traz um novo conceito socioambiental. “O programa contempla recuperação de áreas degradadas, de erosões, remoção de famílias de áreas de risco, recuperação florística e da mata ciliar, além da recuperação dos córregos Macambira e Riberão Anicuns”, contou. Nelcivone explicou ainda que os espaços existentes fora das áreas de preservação ambiental são aproveitados para uso fruto da comunidade com equipamentos de esporte e lazer, como é o caso do PAM.

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias