Pesquisa aponta que ter um cachorro reduz risco de problemas cardíacos
Diário da Manhã
Publicado em 20 de novembro de 2017 às 13:08 | Atualizado há 7 anosUma pesquisa realizada pela Universidade de Uppsala, na Suécia, e divulgada nesta semana no periódico Scientific Reports aponta que ter um cachorrinho em casa pode ajudar na sua saúde.
De acordo com o estudo, os donos de cachorros possuem menos risco de desenvolver doenças cardíacas e até a mortalidade por causa de problemas no coração, principalmente em casos de pessoas que moram sozinhas.
Os pesquisadores analisaram dados de 3,4 milhões de indivíduos com idade entre 40 e 80 anos que não possuíam indícios de problemas cardiovasculares. Além disso, foi observado também 12 anos de histórico hospitalar desses pacientes.
De acordo com a Veja, o objetivo era entender se existia alguma associação entre os pets e o diagnóstico posterior de doença cardiovascular ou a morte por qualquer causa. Apesar do estudo apontar que os pesquisados que tinham cachorro possuíam menos problemas no coração, ainda não é possível afirmar que o benefício em si e devido o animal.
Dentre as explicações para a questão estão o fato dos donos dos bichinhos fazerem mais atividade física e um aumento do bem-estar e dos contatos sociais ou efeitos que o contato com o cão provoca no microbioma bacteriano do proprietário.
Com informações da Veja
(Foto: divulgação)
]]>