PM faz operação no transporte coletivo
Diário da Manhã
Publicado em 12 de abril de 2016 às 03:18 | Atualizado há 7 dias
Pontos de ônibus nas linhas alimentadoras e no Eixo Anhanguera são principais metas de combate a criminosos que praticam assaltos e furtos
A Polícia Militar está realizando continuamente um conjunto de ações que visam dar mais segurança aos usuários de ônibus em Goiânia. Duas atividades sequenciais como o Bom Dia Cidadão e a Operação Terminal Seguro são as prioridades, segundo o Comando do Policiamento da Capital, que coordena as ações em Goiânia
As estatísticas de ocorrências de assaltos e furtos mostram uma fragilidade no sistema de ônibus que fazem as linhas alimentadoras, saindo dos bairros em direção ao Centro e outras regiões de Goiânia e exigiu um planejamento de atividades visando coibir esses crimes. Trabalhadores, estudantes e pessoas que circulam pela cidade ficam vulneráveis a esses bandidos nos horários de pico, principalmente no início da manhã, daí decorre o nome de Operação Bom Dia Cidadão.
“O fundamental é garantirmos a segurança no início do dia do cidadão que toma um transporte coletivo para ir estudar ou para ir para o seu trabalho. Com isto colocamos viaturas para patrulhar bairros e regiões onde sejam mais constantes as práticas de assaltos para coibir isto”, explica o tenente-coronel Ricardo Rocha, titular do Comando do Policiamento da Capital.
As viaturas percorrem trechos onde os usuários do transporte sejam mais incomodados pelos criminosos e os tiram de circulação. O patrulhamento começa às 5 horas e vai até as 8h30 de segunda a sexta-feira, retorna às 18h30 e prossegue até as 20h30 visando afastar bandidos dos trechos onde os cidadãos transitam.
Na mesma atividade ostensiva os policiais ficam nos terminais de ônibus, principalmente nos cinco principais pontos do Eixo Anhanguera para intervir sempre que necessário, com destaque para Praça da Bíblia, Padre Pelágio, Praça A e Jardim Novo Mundo.
O comandante Ricardo Rocha lembra que os policiais colocados estrategicamente nos terminais agem imediatamente assim que acionados. “Todo prioridade nossa é para garantir o bem estar dos cidadãos de bem que vão para o trabalho ou para o estudo. Nenhuma folga será dada para os criminosos porque esse é o papel da Polícia Militar”.
Há um telefone específico que a população pode acionar com chamadas ou mesmo mensagens pelo WhatsApp. Pelo número 9930-3694 as pessoas podem acionar o Comando de Policiamento de Unidade do Programa Bom Dia Cidadão.
Aprovação
As pessoas aprovam o policiamento ostensivo e as abordagens que são feitas nos terminais de ônibus. A auxiliar administrativo Núbia Cleibiane Nunes, 30 anos, gosta do pronto atendimento que os policiais fazem nos terminais de ônibus e considera que poderiam haver mais viaturas. Para ela está difícil ser protegido e manter-se honesto diante de tantas afrontas que os cidadãos sofrem.
O aposentado Roberto Alves também vê como fato positivo o comando da Polícia Militar colocar viaturas e policiais para patrulhar pontos de ônibus e terminais. Em horários de grande fluxo de passageiros os marginais aproveitam para bater carteira, assaltar e até fazer arrastão, quando ficam mais ousados pela presença de poucos policiais. Mesmo assim ele vê como altamente positiva a ação da PM.
O vendedor ambulante Paulo Henrique, morador do Setor Jardins do Cerrado, trabalha nos terminais e nas linhas de ônibus. Ele é incisivo em dizer que se os policiais não estivessem sempre nos terminais a situação seria muito pior e os bandidos estariam dominando todas as linhas de ônibus e pontos onde os usuários passam.
Marlene Penha de Souza também é vendedora ambulante e já testemunhou inúmeros casos de assaltos e arrastões que os bandidos fazem nos terminais. Ela atesta que a única coisa que os bandidos temem é a presença de policiais. Para ela nem mesmo seguranças privados de empresas não garantem a segurança dos usuários do transporte coletivo da mesma forma que os policiais.
]]>