Polícia Civil aperfeiçoa combate ao roubo e receptação de cargas
Diário da Manhã
Publicado em 19 de julho de 2016 às 02:12 | Atualizado há 8 anosE também conta com profissionais que atuam em empresas privadas de transporte e escolta de cargas das mais diversas áreas
Com objetivo de capacitar os profissionais das forças de segurança do Estado e coibir ainda mais a criminalidade, a Polícia Civil iniciou nessa segunda-feira (18) o 1º Curso de Combate ao Roubo e Receptação de Cargas. Cerca de 50 policiais civis e militares participam da capacitação, que também conta com profissionais que atuam em empresas privadas de transporte e escolta de cargas das mais diversas áreas, especialmente produtos agrícolas.
O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton, participou da abertura do curso, realizada no auditório da SSP, e afirmou que o mesmo é fundamental para capacitar e qualificar ainda mais os policiais para o combate a este tipo de crime.
“Este curso tem um papel fundamental na pacificação do campo, por exemplo. Os palestrantes e especialistas nesta área transmitirão os conhecimentos necessários para que as forças policiais se aperfeiçoem no combate ao roubo e furto de cargas”, analisou. O delegado-geral da PC, Álvaro Cássio, e o comandante-geral da PM, coronel Divino Alves, também estiveram presentes ao encontro.
Além dos policiais goianos, há também representantes das forças de segurança do Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins.
Na oportunidade, o titular da SSPAP ainda destacou a importância da nova plataforma de dados estatísticos de crimes registrados no Estado de Goiás desde 2011 e que pode ser acessada por meio do site da secretaria por todos os interessados. “O sistema é o mais moderno do País e faz de Goiás o Estado mais transparente no que se refere a dados estatísticos da criminalidade, disponibilizado em gráficos e tabelas que podem ser analisados por qualquer cidadão”, disse.
Detalhes
O 1º Curso de Combate ao Roubo e Receptação de Cargas apresenta, em detalhes, como são realizadas as investigações deste tipo de crime, desde o registro das ocorrências até a conclusão dos casos. A ideia é mostrar que o modelo de trabalho goiano dá resultado, uma vez que houve redução significativa nos índices de roubo e receptação de cargas em Goiás. Nos últimos dois meses, a redução de furtos nesta modalidade foi de 34,7%.
O delegado-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio, acredita que o curso trará reflexos positivos e que irá fortalecer as ações estratégicas no combate ao roubo e furto de cargas. “O que temos buscado diariamente e de forma incansável é preparar nossos servidores e prestar um serviço de qualidade. Polícia eficiente significa população protegida”.
Em Goiás, estes crimes são investigados pela Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar), que tem como titular o delegado Alexandre Bruno de Barros.
A unidade tem feito trabalho de destaque no Estado. Recentemente, na Operação Rei do Gado, a Decar prendeu cinco suspeitos de integrarem associação criminosa que roubava gado. Os suspeitos se passavam por policiais para cometer os crimes. O líder do grupo foi detido em um condomínio de luxo em Goiânia e tinha vida de ostentação. Por meio de crimes, acumulou fortuna de aproximadamente R$ 6 milhões.
]]>