Preço do protetor solar pode variar em até 127%, aponta Procon
Diário da Manhã
Publicado em 9 de fevereiro de 2018 às 09:52 | Atualizado há 7 anosUm item indispensável para quem vai curtir o Carnaval, mesmo para quem não vai cair na folia, é o protetor solar. No entanto quem deixou para comprar o creme na última hora deverá ficar atento se não quiser ter que gastar mais. De acordo com pesquisa do Procon Goiás, o valor do protetor solar poderá variar em até 127% nos supermercados e até 89% nas drogarias.
O órgão orienta que o melhor jeito mais eficaz para garantir a proteção e gastando pouco é pesquisar. Segundo a Procon, o protetor solar da marca L’Oreal fator 30 e de 200 ml foi encontrado com o valor de R$ 29,90 em um estabelecimento e em outro com o preço de R$ 46,79.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 de janeiro e 7 de fevereiro e levou em consideração produtos idênticos, ou seja, mesma marca e mesmo tamanho. Além disso, foram visitados 13 drogarias e supermercados de Goiânia. A pesquisa levou em consideração os preços de 41 itens como protetor solar, protetor labial, óleo bronzeador, loção hidratante pós sol, protetor para o cabelo e repelentes.
O Procon oriente ainda que é essencial que esteja atento também a outras informações contidas na embalagem como composição, contra-indicação, nível de proteção, tipo de pele indicada, instruções de uso, identificação do fabricante e, ainda, o registro no Ministério da Saúde.
De acordo com boletim divulgado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é necessário usar diariamente protetor solar com fator de proteção solar (FPS) de no mínimo 15, independentemente da cor da pele e evitar a exposição do sol entre 10h e 16h. O uso de chapéu com abas, óculos escuros e roupas apropriadas também ajudam as pessoas a se protegerem dos raios ultravioletas emitidos pelo sol.
Ainda de acordo com o boletim, é preciso passar protetor nas partes mais vulneráveis ao sol como orelhas, pescoço, nariz, pés e mãos. No entanto, a simples utilização do produto não garante a prevenção total e não significa poder ficar exposto ao sol por muito tempo.
]]>