PRF começa a multar caminhoneiros que transportam cargas amarradas por cordas
Diário da Manhã
Publicado em 17 de janeiro de 2018 às 12:04 | Atualizado há 7 anosA Polícia Rodoviária Federal (PRF) começou a multar caminhoneiros que transportam cargas amarradas com cordas, em Goiás. Segundo resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que entrou em vigor em janeiro deste ano, determina que os itens transportados sejam presos com cintas têxteis, correntes ou cabos de aço.
Criada em 2015, a norma, específica que, existem itens específicos para que cargas sejam amaradas e é proibido que os cabos ou fitas fiquem presos à carroceria de madeira para evitar desgaste das estruturas.
De acordo com a PRF, a medida gera uma certa segurança, uma vez que, a corda vai se soltando com o tempo, além de ser flexível e se arrebentar a carga fica vulnerável podendo gerar um acidente.
De acordo com a norma, o motorista que for flagrado descumprindo essa medida será orientado de como deve ser feito o transporte correto da carga e recebem uma multa de R$ 195, além de multa a infração que é considerada grave, irá gerar cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, do motorista autuado.
Foto/Reprodução/TV Anhanguera
]]>