Primavera escaldante
Diário da Manhã
Publicado em 17 de setembro de 2016 às 03:56 | Atualizado há 5 diasApesar da primavera, o goianiense tem sofrido com as altas temperaturas e a baixa umidade. Com médias de até 15% na umidade e temperaturas de 35ºC, moradores da capital precisam driblar o clima quente e abafado. No norte do Estado, termômetros marcam números acima dos 38ºC.
A partir de hoje, podem ocorrer chuvas, entretanto não serão suficientes para amenizar o calor. De acordo com informações do núcleo de meteorologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), chuvas fortes acontecem apenas na segunda quinzena de outubro.
A umidade relativa do ar também se mantém baixa nos próximos dias, marcando a casa dos 15%, que significa estado de alerta. No Estado, existem locais com valores ainda mais baixos, entre 11 e 13%.
Nessa época do ano também é comum que algumas escolas optem por não realizar atividades físicas puxadas, para não aumentar o desconforto do aluno.
tentar amenizar
Aposentada Marialva, de 56 anos, relata que não tem ar-condicionado em casa, mas tem ligado ventiladores e umidificadores para tentar amenizar o calor. “Acho que a sensação de calor piora com essa neblina porque me sinto em uma estufa, o ar não circula”, reclama.
Não esquente a cabeça
- Deixe os banhos quentes para depois, coloque o chuveiro na opção verão e ainda economize na conta de energia
- Fazer refeições leves evita a sensação de mal-estar
- Importante beber bastante líquidos para se manter refrescado e se possível evitar bebidas com cafeína
- Quando precisar se expor ao sol, use bonés ou chapeus, óculos escuros e bastante protetor
- Outra dica bacana é, se possível, cobrir as janelas durante o dia e abri-las a noite para deixar um ar mais ameno circular
- Agora é o momento de tirar da caixa o umidificador que fica sempre guardado. Quem não tiver, pode molhar toalhas e pendurar sobre cadeiras, isso vai aumentar a umidade da sua casa
]]>