Professora do RJ acusa colega de trabalho de chamá-la de preta feia
Redação
Publicado em 12 de janeiro de 2016 às 16:35 | Atualizado há 9 anosA professora Marcia Andrea Vasconcellos (foto), de 45 anos, trabalha no Colégio Estadual Professora Jeanette de Souza Coelho Mannarino, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. Ela está acusando uma colega de trabalho por tê-la ofendida com termos racistas, como “preta feia” e “macaca”.
O fato ocorreu no dia em que o Colégio recebeu a visita da diretora-geral onde Marcia trabalha. A professora ouviu uma gritaria e ao chegar na sala de aula se deparou com a colega de trabalho discutindo com a diretora. “Me meti na história e encaminhei a diretora a uma outra sala. A professora, então, foi até onde estávamos, e reiniciou a série de ofensas, agora me incluindo também’, contou Marcia.
Um áudio, gravado pela diretora-adjunta e postado no Facebook pela sobrinha de Marcia, flagrou um trecho da confusão. É possível ouvir a agressora se dirigindo aos colegas de trabalho com xingamentos.
De acordo com a professora agredida, não é a primeira vez que a outra docente apresenta postura preconceituosa. Com 21 anos de magistrado e trabalhando no CE Jeanette de Souza Coelho Mannarino desde 2008, Marcia confessa nunca ter sido alvo de preconceito.
Em nota oficial, a Secretaria Estadual de Educação informou que o caso está sendo investigado:
“A Secretaria de Estado de Educação esclarece que os fatos já estão sendo averiguados, e que um processo de sindicância será instaurado para apurar a denúncia e tomar as medidas necessárias cabíveis.
A Seeduc ressalta que repudia quaisquer formas de preconceito e discriminação”