Cotidiano

Profissionais manifestam descredenciamento do Ipasgo

Diário da Manhã

Publicado em 6 de abril de 2017 às 01:11 | Atualizado há 8 anos

Representantes do Sindicato dos Odontologistas no Estado de Goiás (SOEGO) e profissionais da área da saúde credenciados pelo Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo) estiveram presentes ontem na sede da instituição para manifestar a insatisfação da decisão do instituto em realizar o descredenciamento de todos os profissionais credenciados. Na terça-feira, 3/4, o Conselho Regional de Odontologia do Estado de Goiás (CRO) entrou com um mandado de segurança contra o Ipasgo. O mesmo intimou o instituto à prestar esclarecimentos a todos os questionamentos do CRO, quanto a legalidade do edital e o direito desses profissionais.

Segundo o instituto, esse novo edital consiste em promover um novo recadastramento geral de sua rede de prestadores. O mesmo foi aberto após um questionamento feito pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta, que estabeleceu as bases para os novos contratos de prestação de serviço com o Ipasgo. O Ipasgo destaca ainda que alguns contratos vem da década de 1970, desta forma, gera insegurança jurídica para o termo.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores (as) do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde/GO) Flaviana Alves alega que o sindicato também não apoia esta decisão do Ipasgo. “Nós não concordamos, apoiamos os prestadores. Achamos que precisa sim melhorar a rede mas não é necessário um ato descredenciamento abrupto assim para melhorar. Sugerimos mais fiscalização dos auditores e um recadastramento para os antigos e credenciamento para novos profissionais”, justifica.

A Soego destaca ainda que o Ipasgo tem a intenção de igualar perante a legislação atual a condição para ingresso à rede de prestadores. Ou seja, profissionais que estão credenciados pela instituição há mais de duas décadas e pacientes, estão sendo desrespeitados e desvalorizados.

Leandro da Silva, estudante, é usuário do Ipasgo e vem realizando tratamentos odontológicos há cinco anos, com a mesma dentista. “Eu não penso em trocar de profissional, nos apegamos e tenho a convicção de que estou com uma excelente odontóloga, lamentável, eu estou quase concluindo o tratamento e receber a notícia de que a mesma será descredenciada, desanima”, disse.

PROBLEMA

De acordo com o presidente da SOEGO, José Augusto Milhomem, o problema não está em abrir credenciamento para novos profissionais, e sim descredenciar profissionais que já estão em atendimento algum tempo. “ O usuário busca um profissional de confiança e o Ipasgo está quebrando o vínculo. O edital é incorreto e injusto com profissionais e pacientes, aclara.

Cirurgiões-dentistas, odontologos, psicólogos e demais profissionais da saúde que estiveram presentes não esconderam sua indignação diante dessa decisão. Muitos alegam que possuem vínculos com seus pacientes, e que é passado de mãe para filhos, netos e assim por diante. Além da descontinuidade vários usuários do plano.

O odontólogo e presidente da Central Única de Trabalhadores (CUT), Mauro Rubem esteve presente e manifestou seu descontentamento com o descredenciamento e relacionou essa decisão como um erro grave. “Queremos melhorias no Ipasgo, aumento de profissionais, mas sem retirar os profissionais que já estão credenciados há mais de 20 anos, não deve quebrar o vínculo entre paciente e profissionais. Que o Ipasgo cumpra o seu papel, atendendo bem os seus usuários”, conclui.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias