Programa Educacional do Bombeiro Mirim será ampliado em todo o Estado de Goiás
Redação
Publicado em 12 de outubro de 2018 às 03:59 | Atualizado há 1 semanaO Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), consciente de sua responsabilidade social e em consonância com a legislação de proteção à criança e adolescente em vigência no Brasil, ampliará no Estado de Goiás o Programa Educacional Bombeiro Mirim (PROEBOM). Este projeto é destinado às crianças de oito a doze anos de idade, e possui como foco a valorização dos ideais de cidadania e civismo na formação das nossas crianças, os quais buscam complementar a formação tradicional (escolar) com atividades de conscientização ambiental, culturais, reforço escolar, além de práticas esportivas e sócio recreativas.
As crianças terão uma multiplicidade de experiências, que utilizam como referência valores de cidadania e civismo, como: ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente focando no consumo consciente dos recursos hídrico, bem como a importância da preservação das nascentes, compromisso com as ações básicas de saúde, orientação sexual e inserção do aluno no mundo globalizado de forma consciente e crítico-transformador.
Durante o tempo em que os alunos estão nos quartéis não estão nas ruas, e quando vão para casa são agentes multiplicadores das responsabilidades deles na sociedade. Ser Bombeiro Mirim é aprender a ser um cidadão completo ciente dos seus direitos e deveres.
O Programa será oferecido em regime anual, nas dependências das Unidades Operacionais do Corpo de Bombeiros Militar, com carga horária de 350 horas aula e o processo seletivo será regido por Edital. Inicialmente, a implantação ocorrerá na Região Metropolitana de Goiânia, com o objetivo de ser ampliado nas 50 unidades operacionais, distribuídas no Estado de Goiás.
Serão oferecidas vagas no período matutino e vespertino, aos candidatos que preencherem os requisitos previstos, sendo o quantitativo máximo de 30 alunos por sala de aula e o preenchimento das vagas será realizado através de sorteio.
Desde o ano de 1997, a corporação executa o programa em suas unidades, cerca de 10.774 (dez mil setecentas e setenta e quatro) crianças foram formadas. A atualização do programa permitirá um aumento significativo no número total de crianças atendidas, a expectativa é do alcance de 6.000 (seis mil) inscrições por ano em todo o estado.
O programa concederá oportunidade às crianças de vivenciarem a rotina de trabalho dos bombeiros através do Curso de Formação de Bombeiro Mirim. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás é o responsável pela implantação do Programa e, em parceria com a Fundação Dom Pedro, entidade assistencial aos Bombeiros Militares, será a Coordenadora do novo formato.
Grandes parcerias foram firmadas para que o Programa concorra a certificação da Organização das Nações Unidas- ONU, através da Agência UNICEF, que é o Fundo das Nações Unidas voltado para a Infância, órgão no organograma das Nações Unidas, que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades e contribuir para o seu desenvolvimento
São parceiros do Programa Educacional Bombeiro Mirim, diversas Universidades; além de parcerias no nível, federal, estadual e municipal com ministérios, secretarias especiais, autarquias, agências reguladoras e conselhos, assim como o Poder Judiciário, Ministério Público do Estado de Goiás, Ministério Público do Trabalho do Estado de Goiás, Poder Executivo Estadual e Municipal, Poder Legislativo Estadual e Municipal. Em breve, será elaborado o Protocolo de intenções com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento- PNUD e Organização Internacional do Trabalho- OIT.
]]>