Quadrilha especializada em roubo de carga é desarticulada
Diário da Manhã
Publicado em 21 de novembro de 2017 às 01:38 | Atualizado há 7 anosUma quadrilha especializada em roubos de cargas na BR-060, entre Anápolis e Brasília, foi desarticulada ontem (20), durante a Operação Anicetus, deflagrada pela Polícia Civil. De acordo com informações da PC, estão sendo cumpridos 14 mandados de prisão temporária e 17 mandados de busca e apreensão. Até o momento, nove adultos foram presos e um menor de idade apreendido. A operação é realizada pela Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (DRF) e ocorre em Samambaia (DF) e em Anápolis, Goiânia e Goianésia, em Goiás.
Segundo o delegado responsável pela operação, Fernando César, o grupo é responsável por 90% dos roubos de cargas do DF e de Anápolis e ressaltou que acredita que a quadrilha agia há um ano. Em uma das ações, eles chegaram a tentar matar um motorista refém que reagiu ao assalto ao passar por um posto da PRF, na BR- 060 (pista de acesso a Goiânia). Os acusados já possuem passagens por homicídios e roubos de cargas e crimes contra o patrimônio em diversos Estados.
Entre os alvos da operação, estava um dono de açougue que, de acordo com a PC, comprava cargas de gado roubado pelo grupo. Outros três suspeitos de integrar o bando foram presos durante as investigações. Com os suspeitos, foram apreendidos veículos, celulares e armas que eram usados em roubos de cargas.
A operação é realizada em parceria com o Grupo Especial de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio (Gepatri), da Polícia Civil de Goiás. Outros três suspeitos de integrar o bando foram presos durante as investigações. Eles têm passagens por homicídios e roubos de cargas e crimes contra o patrimônio em diversas unidades da federação.
O roubo e furto de cargas aumentaram quase 30% em Goiás, no ano passado, em comparação com 2015, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP). Conforme os números, somando furtos e roubos, em 2015 foram registrados 757 casos. Já em 2016, foram 981. Nesse período, Anápolis concentrou cerca de 11% dos crimes.
]]>