Cotidiano

Queda no número de homicídios em Goiás chega a 30% em 2016

Redação

Publicado em 4 de agosto de 2016 às 03:04 | Atualizado há 2 semanas

Na comparação entre os meses de janeiro e julho, Goiânia mostrou retração de -35,18%, Aparecida, -40,54%, Formosa, -85,71%, e Novo Gama, -62,5%

Os homicídios dolosos, quando uma pessoa mata outra intencionalmente, estão em queda livre em Goiás. Nos sete primeiros meses do ano, a estatística criminal divulgada pela Gerência do Observatório da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) aponta linha descendente que comprova a desaceleração de forma contínua, desde o início do ano, dessa modalidade de crime. O levantamento mostra também que o mês passado (julho) registrou a menor taxa de homicídios desde julho de 2012.

No ano, a queda dos homicídios chega a -30,8%. Em janeiro último, foram cometidos 250 homicídios. Nos meses seguintes a retração se manteve, com 240 casos registrados em fevereiro, 224 em março, 211 em abril e 202 em maio. Junho apresentou queda ainda mais acentuada ao registrar 174 casos. Por fim, no mês passado a quantidade de homicídios caiu para 173 casos.

Os homicídios apresentaram queda nas principais cidades e regiões do Estado. Na comparação entre os meses de janeiro e julho, a região metropolitana de Goiânia mostrou retração de -35,18% na Capital e de -40,54% em Aparecida de Goiânia. Em Senador Canedo, os homicídios caíram -50%. Em Anápolis, no centro goiano, o recuo dos homicídios ficou na casa de -14,28%.

No entorno do Distrito Federal, as cidades de Formosa, Novo Gama e Valparaíso apresentaram redução de -85,71%, -62,5% e -16,66%, respectivamente. Na mesma base de comparação, os homicídios retrocederam -33,33% em Rio Verde, no sudoeste goiano. Entre as maiores cidades goianas, Luziânia e Águas oscilaram positivamente. Os dados estão disponíveis no site: www.ssp.go.gov.br.

“Estamos no caminho certo”, diz José Eliton

Ao destacar a queda dos números de homicídios no Estado, o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, lembrou que além da redução dos homicídios, os indicadores de criminalidade têm retrocedido em outras modalidades de crimes como estupros e furtos de veículos.

Ele atribui os resultados divulgados ao trabalho integrado das forças policiais e aos fortes investimentos feitos nas corporações. “Ampliamos os orçamentos das polícias Militar e Civil, entregamos mais de três mil novos armamentos e vamos renovar, em agosto, toda a frota de veículos utilizados pelas forças policiais: serão mais de 2.700 novas viaturas”, disse. O titular da SSPAP também confirmou que estão sendo adquiridos armamentos de alta precisão tecnológica. “Estamos no caminho certo. Há metas estabelecidas e nós não vamos nos afastar dos nossos objetivos”, enfatizou.

Antes, durante instalação do Subcomitê de Divisas Goiás-Bahia-Tocantins, realizada na semana passada, José Eliton já havia afirmado que “o País precisa refletir sobre qual cultura que queremos: a cultura da efetividade do cumprimento das penas ou a cultura da impunidade? Nós não temos mais que tratar bandidos como mocinhos, o que nós temos feito é proteger o cidadão de bem. Nós temos coragem de ir para o enfrentamento”, disse na ocasião.

Forças policiais terão reforço no efetivo

José Eliton destacou, ainda, a importância dos novos concursos lançados pelo governo de Goiás com objetivo de reforçar as forças policiais goianas para o enfrentamento à criminalidade. Na última segunda-feira (1º), foi publicado no Diário Oficial o edital para o concurso da Polícia Civil.

Serão ofertadas 500 vagas, sendo 280 para os cargos de agente de polícia substituto e 220 para escrivão de polícia substituto. As inscrições poderão ser feitas no período de 11 a 31 de agosto, no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), da Universidade de Brasília (UnB), antigo Cespe/UnB (www.cespe.unb.br/concursos).

Além desse concurso, o governo de Goiás prepara outras seleções para o aumento do efetivo das corporações que integram a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP). Ainda na Polícia Civil, serão disponibilizadas 36 novas vagas para delegados.

Já para a Polícia Militar, o certame prevê o preenchimento de 2.420 vagas para soldados de 3ª classe, com previsão de divulgação do edital para o dia 19 de agosto. Serão ofertadas também 80 vagas para oficiais da PM. O concurso para o Corpo de Bombeiros recrutará 250 soldados. Além disso, a Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon) abrirá 15 novas vagas.

No último mês de junho, José Eliton anunciou a convocação de 50% dos aprovados no concurso para policiais papiloscopistas. Dos 100 aprovados, foram chamados 50 profissionais que vão atuar junto à Direção Geral da Polícia Civil do Estado de Goiás. Eles já fizeram o curso de formação e reforçarão o efetivo de policiais que fazem o trabalho de necropapiloscopia para identificação científica de corpos.

Desde junho deste ano, os 230 profissionais aprovados no concurso público realizado em 2015 já reforçam o quadro da Polícia Técnico-Científica do Estado. Foram convocados 75 médicos legistas, 30 auxiliares de autopsia e 125 peritos criminais.

Marconi assina promoção de 208 oficiais da Polícia Militar, a maior em três décadas

promoçao21

Dentre os promovidos 15 são coronéis. Na solenidade, realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, governador reafirma compromisso com a corporação. Vice-governador e secretário de Segurança Pública cita “justo reconhecimento e valorização” do trabalho prestado pelas forças policiais do Estado.

“Essa talvez seja a maior promoção das últimas três décadas”, afirmou o governador Marconi Perillo ao promover, na tarde de ontem, 208 oficiais da Polícia Militar de Goiás, em solenidade no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Acompanhado pelo secretário de Segurança Pública, o vice-governador José Eliton, Marconi enumerou as razões que levaram o governo a se esforçar para atender a merecida demanda da corporação, e disse que as promoções retratam o compromisso e o respeito que a Polícia Militar sempre recebeu dele. Participaram do evento, também, a primeira-dama Valéria Perillo, o presidente da Assembleia Legislativa, Hélio de Souza, e o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Leobino Valente Chaves.

O governador ressaltou o respaldo da corporação ao destacar que as promoções ocorrem em meio a uma forte crise econômica nacional. Explicou que foi possível concedê-las com muito esforço do governo estadual e graças ao rigoroso ajuste fiscal que começou no início de 2015 e perdura até hoje.

“Eu e o secretário de Segurança Pública, vice-governador José Eliton, estudamos muito tudo o que poderia ser feito. Essas promoções refletem tudo o que o senhores e senhoras fizeram pela população goiana ao longo de suas carreiras com denodo, no combate, na operacionalidade, deixando suas famílias sem saber se iriam voltar”, afirmou.

Marconi ressalvou que a Polícia Militar soube compreender e apoiar o governo estadual no momento mais difícil da crise, que foi em 2015. “Entenderam a necessidade que o governo tinha de prorrogar o parcelamento do aumento em um ano para que nós pudéssemos ter fôlego para organizar as finanças; estabelecer o equilíbrio depois de 4% de PIB negativo, de R$ 3 bilhões de queda de receita por conta da crise”, disse, ressaltando que com as contas equilibradas foi possível ao governo, agora, conceder as promoções.

“Levo muito em consideração o fato de que o vice-governador aceitou o desafio de chefiá-los, no caminho de devolver a segurança pretendida pela população. E ao comandante-geral da PM, coronel Divino Alves, pela forma séria e retilínea com que tem comandado a nossa corporação. Essas promoções demonstram, mais uma vez, o nosso apreço e respeito, como já demonstrei ao longo dos meus três outros mandatos”, enfatizou.

Ele lembrou que durante o processo eleitoral de 2014 esteve na associação dos oficiais e deu à corporação a palavra de que os oficiais seriam prestigiados e promovidos. Em seguida, pediu aos policiais que mantenham o trabalho aguerrido que desempenham e que busquem servir a sociedade goiana enquanto puderem. “A sociedade precisa dos senhores. Não se aposentem tão novos, embora tenham direito. Busquem permanecer o quanto puderem para honrar o compromisso que temos uns com os outros, com a população de Goiás”, afirmou.

José Eliton destaca “compromissos e lealdade”

“O Estado faz um justo reconhecimento ao importante trabalho prestado pelos oficiais da Polícia Militar de Goiás”, afirmou o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, durante solenidade de assinatura do decreto que concede promoção a 208 policiais militares.

“Este é o momento em que podemos externar nossa gratidão pela lealdade, compromisso e disciplina na missão diária de zelar pela paz e ordem pública”, relatou José Eliton.

O secretário relatou ainda a importância do trabalho desempenhado pela PMGO no combate à criminalidade, e que é decisivo nas consecutivas quedas dos índices registrados em todo o Estado. “Esta é uma tarefa árdua e que somente estamos conseguindo graças à dedicação de policiais como estes que hoje são promovidos”, pontuou.

pms

promoçao16

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias