Secretaria explica falta de medicamento
Diário da Manhã
Publicado em 8 de julho de 2017 às 02:49 | Atualizado há 8 anosSobre a reportagem publicada ontem (7), no Diário da Manhã, “Mãe luta por tratamento milionário para filha”, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) esclareceu que o medicamento solicitado para tratamento da paciente Amanda Victória não é registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e não faz parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) do Ministério da Saúde.
“Portanto, apesar da total sensibilidade do Governo de Goiás para a situação da paciente, a SES não pode fornecer tal medicamento, sob pena de violar a regulamentação sanitária do país, que impede o fornecimento de medicamento importado e experimental”, diz a nota, assinada pelo advogado Weiler Jorge Cintra Júnior, servidor da secretaria.
A criança apresenta a rara Atrofia Muscular Espinhal (AME), doença descoberta há três meses após realização de diversos exames na menina. A família da criança, todavia, acredita que uma decisão judicial pode desburocratizar a oferta do medicamento.
Hoje (8), a mãe da criança e o grupo de apoio Anjos da Amanda realizam feijoada beneficente para arrecadar fundos para o tratamento milionário. Anote o endereço: 9ª Avenida, 193, Leste Vila Nova, Adufg. Valor do ingresso: 30 R$.
]]>