Cotidiano

SMT anuncia reabertura da Marginal Botafogo

Diário da Manhã

Publicado em 17 de maio de 2018 às 01:03 | Atualizado há 7 anos

  •  SMT afirma que via deve ser liberada totalmente no final deste mês
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    Após ficar interditada du­rante quase dois meses por conta de estrago pro­vocado pela chuva, a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilida­de e Transporte (SMT) anunciou ontem a reabertura nos dois sen­tidos da Marginal Botafogo entre as avenidas Anhanguera e Inde­pendência. Por outro lado, a pas­ta disse que alguns trechos vão seguir funcionando apenas em meia pista e com velocidade má­xima permitida de 60 quilômetros por hora. Apesar da liberação, que ocorre ao meio-dia de hoje, a SMT informou que veículos pesados, como ônibus e caminhões, estão proibidos de transitar pela Margi­nal com o objetivo evitar acidentes e maiores estragos na pista.

    A via foi fechada nos dois senti­dos no dia 22 de março deste ano para que pudessem ser feitos al­guns reparos necessários. Danifi­cada por temporais que desaba­ram sob Goiânia em dezembro do ano passado, a obra para ajustá-la ficou atribuída à Secretaria Muni­cipal de Infraestrutura (Seinfra). Mesmo com a notícia da libera­ção parcial, a prefeitura declarou que não há previsão de quando a pista estará completamente apta para receber o fluxo de veículos que varia de 80 a 100 mil carros que cortam a capital goianiense de norte a sul todos os dias. A ex­pectativa da Seinfra é que os tra­balhos sejam concluídos no final deste mês. Ao longo da reforma, 17 trechos da Marginal foram interdi­tados de maneira parcial.

    O atendente de telemarketing Raphael Vinícius, 23, relatou que vem passando dificuldades para se locomover por Goiânia. Segun­do ele, o trânsito “está travado em várias localidades da cidade” e “não há outra opção em relação a qual meio de transporte usar”. “Às vezes a gente acaba chegando atrasado em nossos compromis­sos por conta dos quilométricos engarrafamentos”, diz o atenden­te, que é motociclista. Para ele, que teve experiências pouco agradá­veis neste sentido, os patrões não são nada tolerantes com a falta de infraestrutura viária provoca­da pelo fechamento da Marginal. “A tendência é que haja uma mu­dança, mínima que seja, para me­lhor com a liberação da via”, frisa ele, que mora na Vila Nova.

    Com a interdição total da via, o fluxo de carros e motos em inú­meras regiões da capital se tornou mais elevado e praticamente dei­xou a pista intransitável em de­terminados períodos do dia. Na época em que foi anunciado o fe­chamento da Marginal, a Com­panhia de Saneamento de Goiás (Saneago) disse que as fortes chu­vas que caíram na Capital foram responsáveis por acumular gran­de quantidade de água no córre­go ao lado da pista, o que fez com que houvesse inundamentos em diversos pontos ao cair uma gota de chuva. Em abril, a Seinfra expli­cou que não poderia garantir um prazo preciso de quando as refor­mas terminariam.

    Inaugurada em 1991, e princi­pal via rápida da capital, a Margi­nal Botafogo foi interditada três vezes no decorrer do ano passado. Em dezembro, forte chuva des­moronou três trechos da pista e formou um buraco que atingiu 18 metros de comprimento. No mês de fevereiro, a Seinfra afirmou que uma solução para resolver o pro­blema em definitivo vinha sendo discutida com o governo federal. Ao todo, a reforma da Marginal custaria R$ 17 milhões aos cofres públicos da administração muni­cipal de Goiânia.

    REVITALIZAÇÃO

    Em fevereiro, o prefeito Iris Re­zende (MDB) disse que pediu li­beração de R$ 35 milhões do Mi­nistério da Integração Nacional para revitalizar a via. Na ocasião, o secretário municipal de Infraes­trutura, Francisco Ivo, destacou que a Marginal possui 14 quilô­metros de extensão, porém sofre há pelo menos 30 anos com pro­blemas estruturais provocados pelo tempo. Os trâmites burocrá­ticos, na visão do titular da Seinfra, já estavam em estágio avançado e a reforma sairia do papel em bre­ve. A prefeitura, por sua vez, de­clarou que o Banco Andino libe­rou R$ 100 milhões para agilizar o processo de reforma.

    A vereadora Sabrina Gar­cêz (PMB) e o vereador Gusta­vo Cruvinel (PV) realizaram au­diência pública no mês de março para discutir a situação da Margi­nal. Na reunião, os parlamentares conversaram sobre os problemas estruturais da via e analisaram o plano emergencial que deveria ser adotado para atenuar aspectos relacionados aos transtornos ge­rados pela interdição da via. O ob­jetivo da emedebista era fiscalizar e ver se a prefeitura estava lidando com essas questões de forma ade­quada. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea­-GO), por sua vez, anunciou que pretende acompanhar a revitali­zação da via que está prevista para começar no ano que vem.

     

     

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