Telemarketing convence pacientes terminais a pouparem gastos com planos de saúde
Diário da Manhã
Publicado em 14 de março de 2016 às 15:58 | Atualizado há 9 anosA empresa americana Vital Signs possui 50 funcionários especializados em fazer telemarketing para pessoas com câncer terminais. O serviço é contratado pelos planos de saúde do país que repassam todas as informações pessoais do paciente para os funcionários. Objetivo: convencê-los a pouparem os gastos com os tratamentos médicos.
De acordo com dados estatísticos da Vital Signs, o serviço oferecido conseguiu convencer, em 2014, 10 mil pacientes a alterar seus tratamentos, economizando US$ 100 milhões para os planos.
A prática tem sido criticada por médicos dos EUA, que consideram reprovável induzir os doentes a tomar decisões. A Vital Signs se defende alegando que, quando não há chance de cura, faz sentido interromper tratamentos que só provocarão sofrimento. “As pessoas com doenças graves costumam ser passivas. Não tentam retomar o controle de suas vidas”, diz o CEO da empresa, Michell Daitz. Para ele, encarar a morte de forma honesta pode melhorar a vida do doente. E gerar lucro.
]]>