Cotidiano

Valéria Perillo apresenta o Crer para embaixatriz da Argentina

Redação

Publicado em 20 de junho de 2017 às 02:04 | Atualizado há 2 semanas

O atendimento realizado no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) foi apresentado, ontem, dia 19, à embaixatriz da Argentina, Maria Belén di Paolo. A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Valéria Perillo, recepcionou a embaixatriz e, junto com a diretoria do hospital, mostrou a unidade, que é especializada em reabilitação de pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A embaixatriz, que acompanha comitiva que veio à Capital com o objetivo de fortalecer os laços comerciais entre a Argentina e o Estado de Goiás, conheceu diversas oficinas, entre elas, de terapia ocupacional, arteterapia, hidroterapia, equoterapia, além da oficina ortopédica, onde são produzidas órteses e próteses utilizadas pelos pacientes da unidade.

“Fizemos questão de apresentar o Crer à embaixatriz por ser uma unidade que é modelo em reabilitação de milhares de pessoas, não só de Goiás. O atendimento, gratuito, é humanizado e proporciona melhor condição de vida para o paciente ou sua total recuperação”, destacou Valéria Perillo.

Maria Bélen afirmou que se sentiu “fascinada” pelo trabalho realizado no Crer. “Fiquei impressionada. É um hospital completo, que atua na reabilitação de diversas deficiências. Somos países irmãos e essa troca de experiências é muito positiva, não só na parte comercial, mas social também”, afirmou a embaixatriz.

O pedreiro Leomar Moreira da Silva é um dos pacientes do Crer. Vítima de amputação em um dos pés, há um ano faz tratamento na unidade. “O atendimento no Crer é maravilhoso. Somos acolhidos com carinho e estou me adaptando com a prótese que coloquei”, garante.

Atendimentos 

Em quase 15 anos de funcionamento, o Crer já realizou mais de 13 milhões de procedimentos. Possui atualmente uma área construída de 33 mil 275 metros quadrados, com destaque para os sete ginásios de terapias, quatro piscinas de hidroterapias, cento e trinta e seis leitos de internação, vinte leitos de UTI, oito salas cirúrgicas, Laboratório de Estudo da Marcha, Sala de Musicoterapia, Serviço de Odontologia, Oficina Ortopédica, Espaço de Equoterapia, entre outros.

O Crer é o primeiro hospital de reabilitação do País e o primeiro hospital público do Centro-Oeste com o certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

 

 

Discurso da presidente de honra da OVG, Valéria Perillo,durante entrega de donativos da Campanha Goiás Solidário

valeria 2

“Desastres, acidentes, tragédias são noticiados diariamente, e sempre nos afetam. Não poderia ser diferente. Ao ver o sofrimento de outras pessoas, nos identificamos pela nossa fragilidade, somos impelidos a nos colocar no lugar do outro, experimentamos empatia. Por isso, mesmo as piores situações, que jamais desejaríamos que tivessem acontecido, mesmos essas situações extremas de dor e perda guardam um lado positivo, que podemos resumir na palavra solidariedade.

Não são raras as histórias de pessoas que arriscaram a própria vida, sem pensar nem medir os riscos, para salvar ou tentar salvar quem estava em perigo extremo. Esse impulso, relatado por quem agiu dessa maneira, é em direção à vida, que precisa prevalecer.

Assim, apesar de lamentarmos profundamente as mortes e os estragos provocados por temporais e enchentes que devastaram no final de maio várias cidades de Pernambuco e Alagoas, também temos motivos para nos alegrar com a mobilização do bem visando amparar esses nossos irmãos nordestinos.

A campanha Goiás Solidário, promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, a pedido do governo do Estado, teve um resultado muito além das expectativas iniciais.

A meta estabelecida era de arrecadar 50 mil quilos de alimentos, mas graças à boa vontade e ao grande envolvimento do povo goiano, hoje estamos enviando para as vítimas das enchentes em Pernambuco e Alagoas mais de 130 mil quilos de alimentos. Novamente os goianos demonstram união e determinação para formar uma corrente do bem.

Nossos sinceros agradecimentos ao Corpo de Bombeiros, por liderar essa campanha recebendo os donativos nos quartéis operacionais espalhados por todo o Estado. Não por acaso, esta honrada corporação lidera as pesquisas sobre confiança dos brasileiros nas instituições.

O alto grau de responsabilidade e comprometimento com as obrigações institucionais é mérito atestado pela população, que vê os bombeiros como verdadeiros heróis. A esse cumprimento íntegro de suas funções somam-se iniciativas generosas como a que agora presenciamos.

Agradecemos também a imprensa, cujo papel foi fundamental na divulgação das ações do Corpo de Bombeiros, tornando-se decisivo para o sucesso da campanha.

Dizemos ainda, do fundo do coração, muito obrigada a todos os voluntários que se uniram em Igrejas, escolas, associações e empresas para conseguir os alimentos que vão amenizar as agruras de tantos aflitos.

São cerca de 70 mil desabrigados e desalojados nos dois Estados, onde os efeitos destruidores dos temporais foram definidos como “sem precedentes” pela Defesa Civil. Ali, logo após as chuvas intensas, vimos pessoas disputando comida estragada, coberta de lama, que havia sido descartada por um supermercado por estar imprópria ao consumo. Como ficar insensível diante de tamanha agonia?

Nossas mãos estão estendidas para ajudar. Ganham diretamente os que muito precisam de auxílio neste momento, porém sabemos, no íntimo, que na verdade ganhamos todos nós, mesmo não sendo esse nosso interesse, nossa intenção.

Ocorre que, se nos reconhecemos humanos na dor e na tristeza, também experimentamos profunda fraternidade ao exercer a doação, não apenas material, mas principalmente de nosso tempo, de nossa energia, voltados a um propósito tão nobre. Constatação assim resumida em frase do grande Benjamin Franklin: “Quando somos bons para os outros, somos ainda melhores para nós.”

A solidariedade nos dá esperança, alimenta o amor e a fé, tão necessários para um mundo mais justo e melhor. Mais uma vez, muito obrigada a todos.”

Valéria Perillo, primeira-dama de Goiás

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias