Cotidiano

“Velhos Católicos” chegam a Goiânia

Diário da Manhã

Publicado em 2 de julho de 2017 às 02:31 | Atualizado há 1 semana

 

O professor Gleyvison Nunes dos Santos, casado e pai de uma filha, será o primeiro padre da Igreja Vetero Católica Brasileira. Ele foi ordenado na noite de ontem pelo bispo dom Antônio Piber, titular da Diocese Vetero Católica para Goiás e Distrito Federal. A intenção é que o novo padre funde uma paróquia da vertente conhecida como “Velhos Católicos” na Região Noroeste de Goiânia e amplie a participação na fé de Goiás a partir dessa experiência inclusiva.

A celebração aconteceu no Clube do Sindigoiânia, no Parque Amazônia com participação de grande número de pessoas que já acompanham as pregações dos Vetero Católicos em Goiás. Gleyvison é servidor do sindicato e angariou grande contingente de seguidores com o trabalho de evangelização que desenvolve. “O nosso objetivo é fazer um trabalho de pregação e comunhão com o povo de Deus em Goiânia e firmar uma presença em Goiás”, explicou.

A Igreja Vetero Católica é uma vertente surgida após o Concílio Vaticano I, acontecido entre dezembro de 1869 e dezembro de 1870, em que um grupo de bispos e cardeais europeus – principalmente alemães, holandeses, suíços e austríacos – se rebelaram por discordar do dogma da infalibilidade papal e outros conceitos teológicos menores. Eles reivindicaram o título de um retorno às raízes do catolicismo e por isso foram chamados “Velhos Católicos”.

Posteriormente a esse cisma a Igreja Vetero Católica teve uma aproximação com a Igreja Anglicana, o que aumentou a divisão, principalmente por aceitarem a opção de dispensa do celibato obrigatório, um dos principais pilares da manutenção do sacerdócio romano. Na Igreja Vetero Católica os padres e bispos podem constituir família e se dedicar a outras formas de trabalho que garanta sua manutenção.

Mesmo estando à margem da Igreja Católica Apostólica Romana em administração e respeito doutrinário os vetero católicos têm uma identificação litúrgica que somente quem conhece internamente sabe distinguir que se trata de outra linhagem eclesiástica. Os sacramentos são os mesmos sete e são reconhecidos pela Igreja Romana. Então, quem é batizado na Vetero Católica é considerado batizado pela Católica Romana do mesmo modo. Os velhos católicos já haviam se antecipado em décadas ao que o Papa Francisco prega hoje de permissão para novas núpcias a quem se divorciou após o primeiro casamento. Talvez se a Igreja Romana atentasse para isso não tivesse provocado a cisão da Igreja Anglicana quando Henrique VIII pediu para anular seu casamento e se juntar à bela Ana Bolena.

Para os vetero católicos a doutrinação que a Igreja Romana tem após o Concílio Vaticano II e somente retomada com o papado de Francisco de opção preferencial pelos pobres, busca de conciliação com outras igrejas cristãs e construção do ecumenismo é uma coisa igualmente velha. Identificado com a doutrina da fé que vai pregar o padre Gleyvison explica que toda essa aproximação da igreja com os pobres é uma constante para a Igreja Vetero Católica.

Teologia  da Libertação 

O bispo Antônio Piber se veste como um frade franciscano, usa sandálias de couro simples e surradas, é simpatizante da Teologia da Libertação e do ex-presidente Lula e é fã do Papa Francisco e de pastorais inclusivas como junto aos pobres, necessitados e indígenas. Seu perfil no facebook é recheado de fotos com crianças índias, São Francisco de Assis e São João Batista. Comentários altamente politizados são constante em sua página, como os seguintes: “O pessoal do Temer divulga nota dizendo que ele foi para a ‘União Soviética’ e o Lula é que é analfabeto?”, ou ainda; “tanta cocaína e alguns implicando com a cachacinha do Lula”; tendo também uma exortação à responsabilidade do cristão de ser agente transformador: “tens o direito de não lutar, mas não o tens de desrespeitar os que o fazem”.

O novo padre Gleyvison disse que pretende trabalhar com o povo de Deus com o pé no chão, formando comunidades e realizar um trabalho social agregando pessoas à Igreja para se alimentarem da fé. “Acolhemos a todos e levamos os ensinamentos de Jesus Cristo com os exemplos dos primeiros apóstolos. Levamos o testemunho fidedigno do cristianismo para todos”, finalizou.

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias