Vigilância Sanitária dá orientações sobre cuidados ao comprar carnes
Diário da Manhã
Publicado em 21 de março de 2017 às 02:18 | Atualizado há 8 anosApós a Polícia Federal deflagrar a Operação Carne Fraca, a Vigilância Sanitária deu alguns orientações sobre como comprar carne nos açougues. Como se trata de um produto perecível, a carne pode perecer por diversos fatores e para evitar de comprar alimentos nesse estado é preciso que haja cuidados desde a compra até o momento do preparo.
A Vigilância Sanitária afirma que a carne deve ser exposta em balcão frigorífico, pendurada em ganchos de alumínio ou inox, a uma temperatura de 7º C, ou menor, no interior da peça.Funcionários devem usar toucas e jalecos. “Umas das orientações é que o consumidor se atente para as condições do ambiente onde produto está sendo comercializado”, ressalta o superintendente de Vigilância em Saúde, Robson Azevedo.
De acordo com Robson Azevedo, a carne pode ser vendida a granel, bandeja ou a vácuo, mas o cliente deve ficar atento à textura e cor do produto. “A coloração da carne é a principal característica a ser observada. O ideal é que o alimento tenha a coloração entre vermelho púrpura/cereja e o vermelho brilhante”, orienta. Os consumidores devem verificar também a etiqueta e os rótulos dos produtos, incluindo data de fabricação e validade.
Caso for encontrada alguma irregularidade sanitária, os consumidores podem recorrer à denúncia pelo sistema de atendimento 156, no Portal da Prefeitura de Goiânia, pelo Procon Municipal e Estadual ou Delegacia do Consumidor (Decon). Se houver confirmação das irregularidades denunciadas, os estabelecimentos podem ser multados e responderem por crime de saúde pública e de relação de consumo.
]]>