Cultura

Chega ao fim

Diário da Manhã

Publicado em 20 de novembro de 2015 às 00:00 | Atualizado há 1 semana

Desde sua estréia, no dia 23 de março, a telenovela de Vivian de Oliveira exibida pela Rede Record vem obtendo índices cada vez maiores de audiência e sugando os pontos de suas concorrentes. O enredo da trama adapta a história de Moisés (interpretado por Guilherme Winter), importante figura bíblica do Antigo Testamento, passando pelas 10 pragas do Egito até a libertação do povo hebreu e conquista da Terra Prometida. Atração promete nova explosão de “IBOPE” em seu capítulo final, que vai ao ar na noite de hoje, por volta das 20h30.

A crise na principal concorrente, a Rede Globo, teve início com o capítulo inicial de Babilônia. A baixa adesão à novela foi explicada por motivos morais como o beijo lésbico entre Fernanda Montenegro e Nathália Timberg (ambas com 85 anos) e cenas de sexo e violência envolvendo a atriz Glória Pires.

Os Dez Mandamentos estreou na semana seguinte com o maior índice da emissora em mais de cinco anos. Especialistas em novela afirmam que a alavancada na audiência da trama bíblica aconteceu na migração do público conservador para a novela mais tradicional.

Escalada

Babilônia terminou como o maior fracasso de audiência de todos os tempos da Globo, com média geral de 24 pontos (cada ponto equivale a 60 mil TVs ligadas em São Paulo). Como comparação, a média exigida para o horário é de 35 pontos, atingido pela última vez em 2013 com Amor à Vida, de Walcyr Carrasco. Para a Globo, a audiência seria recuperada com uma trama mais ágil e menos polêmica. Na prática não aconteceu.

A Regra do Jogo  estreou em 31 de agosto com o índice abaixo de Babilônia, vendo ferver a audiência da Record devido à transformação do Mar Vermelho em sangue em sua novela.

Neste capítulo foram utilizados recursos como efeitos especiais e um produtor de séries americanas como coordenador de cena. A cada nova praga do Egito, Os Dez Mandamentos apresentava recordes de audiência, ameaçando a audiência de programas tradicionais da Globo como o Jornal Nacional, no ar há 46 anos. No dia 26 de outubro a novela atingiu 24 pontos, mostrando a última praga, que mataria o filho de Ramsés (Sérgio Marone) e Nerfetari (Camila Rodrigues) e todos os primogênitos do Egito caso os hebreus não fossem libertados.

A liderança isolada veio no dia 3 de novembro, quando a novela atingiu 26 pontos de média. Nesse capítulo o faraó Ramsés finalmente permite a saída dos hebreus do Egito. Ele chegou a essa decisão depois de ver o pavor tomar conta da cidade depois que as mães perceberam que seus primogênitos estavam todos mortos. A rendição do Faraó após ter visto seu povo sofrer com 10 pragas que trouxeram danos irreparáveis ao seu povo emocionou os telespectadores, dando à Record um índice nunca visto antes em novelas da Rede Record.

O momento mais lembrado da telenovela até agora foi exibido no dia 10 de novembro, uma terça-feira. A esperada abertura do Mar Vermelho fez com que pela primeira vez a trama conseguisse liderança absoluta em todo o Brasil. Em Goiânia

Os Dez Mandamentos  fechou a média da semana em 27 pontos, dez acima da concorrente. Em São Paulo, principal mercado publicitário avaliado pelo IBOPE, o capítulo do dia 10 rendeu 28 pontos de, enquanto A Regra do Jogo  conseguiu apenas 20.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias