Ele não para
Diário da Manhã
Publicado em 7 de março de 2017 às 02:12 | Atualizado há 1 semanaUm pouco de tudo do que acontece na cena cultural de Goiânia já passou pelas mãos do cantor, compositor, jornalista e produtor Carlos Brandão. Ele idealizou projetos como o Goiânia Canto de Ouro e o famoso Chorinho. Mas seu trabalho como compositor também é amplamente reconhecido e solicitado. Não só por cantores goianos, como também oriundos da cena internacional. E é este seu lado de letrista – e cantor – que Brandão vai mostrar no lançamento do seu primeiro DVD da carreira, o Amostra Grátis. O trabalho será apresentado ao público hoje, com um show, às 20 horas, no Teatro Sesi.
Casando bem com o estilo agregador, o novo trabalho será mostrado com o show “Brandão e Amigos”, no qual irá dividir o palco e algumas faixas com Maria Eugênia, Fernando Perillo, Gustavo Veiga, Valter Mustafé, Luiz Augusto e Amauri Garcia. Já a presença do jovem cantor e compositor Fernando Teles promete ser uma das novidades da noite. “Cada convidado vai cantar uma música comigo e uma sozinho de seu repertório”, adianta Brandão.
No palco, o compositor irá invocar canções do DVD, a exemplo de: Baixinha, Bonjour Amour, Coisa Encantada, Nustro Juramento, Com Medo de Não Dormir, Essência de Rapaz. Mas, também irá relembrar faixas de “Cai Pro Pau, Gordin Mané”, CD lançado em 2013 e que traz releituras em MPB de canções independentes do cenário alternativo goiano de rock–que, por sinal ouvia na época em que era diretor do Centro Cultural Martim Cererê.
Mas, a grande verdade é que canções nunca faltaram à mente criativa Brandão. Com a inspiração à flor da pele, começou a compor em 1967, ou seja: há 50 anos. Assim, computa mais de 200 músicas gravadas, por cerca de 70 intérpretes diferentes de Goiás, São Paulo, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro e até da Bélgica e França. Duas de suas canções foram incluídas no disco Deep Brasil, do grupo francês Deep Forest.
Entre os goianos que já gravaram suas faixas estão cantores, como: Gustavo Veiga, Ricardo Leão, Maíra, Cláudia Vieira, João Caetano, Maria Eugênia, Pádua, TomChris e muitos outros.
Multiartista
O que não se pode deixar de falar ainda é que esta noite de lançamento de “Amostra Grátis” será incrementada pela presença dos poetas: Paulo Manoel, Rafael Vaz, Jheferson Neves e João Felipe. E essa mistura entre show e sarau diz muito sobre quem é Brandão – se é que alguém ainda não o conhece.
Além da história longa com a música, Brandão é um ser ligado a quase todas as artes. “Trabalhei com teatro, música, literatura e acaba que tenho convivência com um punhado de artista”, explica.
Na literatura, já lançou três livros: “Compor/Cantar”, com letras de músicas de sua autoria. “Uma ou Duas Coisas que Esqueci de Dizer”, uma compilação de poemas e o livro “I Believe”. E levou o amor pelas letras também à profissão de jornalista. Atuou 25 anos em redações dos jornais Diário da Manhã, Top News, Revista Hoje e Jornal da Imprensa (2012/13).
Além de escrever e fazer arte, Brandão, no decorrer de sua atuante trajetória, se mostra ainda como um eficiente agitador cultural. Foi superintendente de ação cultural de Goiás entre os anos 1987 e 1991 e o mais lendário diretor do Centro Cultural Martim Cererê, de 1999 a 2006. Esteve também à frente do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro (2006/2012) e do Teatro Goiânia, além do Centro Cultural Oscar Niemeyer.
Movimentou o cenário artístico, em atividades artísticas, a exemplo do Goiânia Canto de Ouro (2008 a 2013), Revirada Cultural de Goiânia (2011). Foi coordenador-geral do FestCine Goiânia (2001) e produziu Chorinho (2010/2012), só para citar alguns de seus feitos. Atualmente, está envolvido em três projetos que ainda guarda mistério. “É, eu não paro”, admite Brandão.
Show: Carlos Brandão e Amigos
Quando: nesta terça-feira (7), às 20h
Onde: Teatro SESI (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva
Ingressos: Doação de 2 Kg de alimentos ou um livro literário
Informações: (62) 3269-0800
]]>