Cultura

Eneagrama

Júlio Nasser

Publicado em 10 de maio de 2017 às 00:04 | Atualizado há 8 anos

O autoconhecimento permite que nossa verdade absoluta seja conhecida, nos mostra um novo modo de pensar que faz com que aproveitemos totalmente o nosso potencial intrínseco e assim possamos definir de forma objetiva e prática as nossas metas e objetivos. Nos anos 1950, o boliviano Óscar Ichazo conhece, se aprofunda e começa a transmitir os ensinamentos do Eneagrama para grupos que visam o crescimento psicológico e em 1970 Claudio Naranjo, um famoso psiquiatra chileno, após conhecer o trabalho se encanta, integra o conhecimento psicológico e começa a difundir nos Estados Unidos o Eneagrama dos tipos, como conhecemos atualmente. É essa riqueza de possibilidades que explica a presença do eneagrama em diversas tradições antigas, do pensamento grego de Pitágoras e Platão às filosofias herméticas e gnósticas, passando pelo judaísmo, cristianismo e islamismo. Segundo Cynthia Cunha profissional na área de eneagrama empresarial, o Mapeamento da personalidade vêm sendo utilizado por diversas organizações em todo mundo e conta com uma ampla validação de renomadas universidades como: USP, Loyola, Columbia, Stanford, Califórnia, entre outras. A aplicação do Eneagrama é uma ferramenta muito utilizada no mundo artístico, corporativo e esportivo, porque permite compreender de maneira profunda a estrutura emocional e o modelo mental de cada integrante da equipe, e por meio do seu processo facilita e clarifica os pontos a serem desenvolvidos ou potencializados. O eneagrama compreende a diversidade das motivações de cada indivíduo, é possível criar estratégias que facilitem o desenvolvimento saudável dos relacionamentos interpessoais e geram melhoria no processo de comunicação. Além de facilitar o desenvolvimento, o engajamento e o envolvimento dos colaboradores, o Eneagrama profissional fornece pistas sobre os estilos comportamentais e preferências de cada personalidade.
Depois de uma sessão com a Cynthia Cunha, descobri que sou uma pessoa centrada na emoção, sou sensível ao ambiente e emocionalmente instável. A sensível percepção emocional faz de mim uma pessoa que vê o que a maioria não vê. A crítica e a exigência de originalidade faz de mim uma pessoa muito autêntica.
O meu tipo é o 4, que são pessoas normalmente ligadas a uma área em que a criatividade e a originalidade possam ser expressadas. Estilismo, decoração, psicologia e jornalismo são algumas das áreas comuns. Seu senso crítico apurado e o gosto pelo diferente criam um ambiente humano, onde se deseja estar. Tipos quatro são sensíveis, conscientes de si e reservados. São sinceros em relação aos seus sentimentos, criativos e pessoais, mas também podem ser inconstantes e inseguros. Eles se contêm em frente aos outros por sentirem-se vulneráveis e defeituosos, e podem também sentir que formas “comuns” de se viver a vida são dispensáveis e dignas de desdém. Eles tipicamente têm problemas com melancolia, autoindulgência e autopiedade, diz Cynthia. Bingo!
Segundo Cynthia, nomeamos o tipo 4 como individualista porque quatros baseiam suas identidades em se ver como fundamentalmente diferentes dos outros. Quatros sentem que são diferentes de outros seres humanos e, consequentemente, sentem que ninguém pode entendê-los ou amá-los adequadamente. Eles frequentemente se veem como particularmente talentosos, possuidores de dons únicos e especiais, mas também unicamente defeituosos, em desvantagem. Mais do que qualquer outro tipo, quatros são perfeitamente cientes de – e focados em – suas diferenças pessoais e deficiências. Tipo 4 são honestos com eles mesmos: eles dominam todos os seus sentimentos e podem procurar por causas, contradições e conflitos emocionais sem negá-los ou encobri-los.
Segundo a Cynthia, quando ela ministra um treinamento para as empresas, uni o Eneagrama a um conjunto de técnicas e vivências para a gestão emocional e o desenvolvimento humano. Utiliza um mapa que descreve nove emoções humanas, cada uma relacionada a um Padrão de Comportamento, possibilita que cada um torne-se autoconsciente das emoções que o influenciam diretamente, bem como, identifica o estilo de atuação, os elementos motivadores e desmotivadores para indivíduos e equipes profissionais. Ela reúne em seus treinamentos todos esses conhecimentos na experiência e dedicação em gestão emocional e desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo. Tudo para auxiliar o participante a se tornar autoconsciente e explorar ao máximo seus potenciais como pessoa e como profissional.
Nas últimas quatro décadas, o Mapeamento da Personalidade, tem sido revelado ao mundo como um poderoso instrumento de transformação pessoal e organizacional. Hoje, seu leque de aplicações se estende, com sucesso reconhecido, nas áreas do coaching, psicologia e da educação, da saúde e da espiritualidade, do relacionamento interpessoal, da orientação profissional, da gestão de pessoas e administração de empresas, do marketing, da propaganda e da comunicação, das técnicas de vendas, da orientação profissional, da reorientação de carreira e da readaptação de funções.
O Eneagrama é composto por um círculo, um triângulo e uma hexade, é uma figura geométrica de nove pontas que funciona como símbolo processual. Pode ser usado na compreensão e estudo de qualquer processo contínuo, uma vez que, em sua lógica, o fim é sempre o início de um novo ciclo.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias