Floresta Amazônica
Diário da Manhã
Publicado em 28 de dezembro de 2016 às 01:35 | Atualizado há 8 anosA fauna e a flora existentes na biosfera devem conter entre 5 e 10 milhões de espécies e mais da metade delas estão localizadas nas florestas pluviais que são biomas em estágio clímax – a floresta amazônica é um deles – portanto, dotadas de um grande nº de espécies e de uma enorme variedade de nichos ecológicos que viabilizam a sobrevivência harmônica e conjunta dos seres que integram a teia da vida. Além disso, muitos recursos terapêuticos para doenças que acometem a humanidade estão nas drogas existentes em suas plantas e também em alguns animais. Dessas drogas são produzidos fármacos que irão beneficiar os doentes, a exemplo da digitalina da planta Digitalis purpúrea. É conhecido o fato de que o consumo dessa planta causa vômitos e problemas no coração, que podem levar um indivíduo à morte, contudo, os medicamentos modernos, que em sua composição possuem digitalina, são utilizados atualmente para o tratamento de insuficiência cardíaca, arritmias e fibrilação – batimento cardíaco rápido e descompassado.
Apenas algo em torno de 1% das espécies nativas dessas florestas foi testada com relação ao seu potencial medicinal, e as estimativas dos pesquisadores são de que 30 mil espécies de plantas com esse potencial ainda deverão ser descobertas.
É bastante provável que na riquíssima biodiversidade da Floresta Amazônica existam inúmeras drogas para serem extraídas e isoladas a fim de que sejam identificados os seus princípios ativos, sem dúvida,um vasto material para o estudo de Farmacognosia. Nos alcaloides, lignoides, cumarinas e terpenos resultantes do metabolismo secundário de muitas plantas que compõem a flora devem se encontrar os segredos fitoquímicos para a cura de diversas doenças que acometem a humanidade. Infelizmente há riscos, devido ao impacto ambiental incontido sobre esse bioma, de que muitas dessas plantas sejam extintas,mesmo antes de serem descobertas e estudadas, pois a taxa de desmatamento nas áreas desses biomas é sempre muito alta.
Uso de algumas Plantas Medicinais na Amazônia
1)Capim-Santo
Nome Científico: Lippia alba
Uso: na Amazônia, o chá feito da folha é utilizado na supressão da dor, e para a redução da febre. O suco gelado das folhas age como sedativo e pode ser usado contra pressão alta.
2)Carqueja
Nome científico: Baccharis trimera
Uso: indicado para o combate de gastrites e de problemas do fígado. Desintoxica o fígado e o sangue, e também é indicado para diabetes e diarreias.
3)Unha de Gato
Nome científico: Uncaria tormentos
Uso: tribos da floresta amazônica a usam como anti-inflamatório e para o tratamento gastrointestinal.
4)Quina-quina
Nome científico: Guissopermum sericeum
Uso: o chá feito da entrecasca é utilizado no tratamento da malária.
5)Fedegoso
Nome científico: Senna ocidentalis
Uso: utiliza-se a flor, afolha e a raiz no combate a hepatite,malária e hemorroida.
]]>