Cultura

Homem e meio ambiente estão no mesmo Oceano Quântico

Diário da Manhã

Publicado em 24 de maio de 2017 às 03:07 | Atualizado há 8 anos

Só quando olhamos a figura completa de um quebra-cabeça, com todas as peças inteiramente encaixadas, é que podemos contemplar a imagem que anteriormente estava oculta, pois em cada uma das peças que estavam isoladas haviam apenas fragmentos sem sentido.

A racionalidade ambiental alinhada com o desenvolvimento sustentável e a valorização da biodiversidade e dos ecossistemas são apenas algumas das peças de um novo e melhor cenário que ansiamos em nossos sonhos de integração. Entretanto, se não formos capazes de nos harmonizarmos como espécie, de aprendermos a cuidar uns dos outros, de ultrapassarmos a fronteira do nosso pequeno ego sempre tão cobiçoso e atuante no foco de seu próprio umbigo, evidentemente não conseguiremos compreender e muito menos participar de uma interação maior com a natureza.

Estudos de física quântica sugerem que a consciência do homem está de alguma forma conectada com a natureza que o cerca, ou seja, a sensação de se estar separado do meio, por mais forte que pareça ser real, na verdade é ilusória, pois em nível subatômico as ondas vibracionais que constituem o homem e o meio ambiente estão inseridas no mesmo oceano quântico onde impera – nas palavras do renomado físico David Bohm – a ordem subjacente. Nesse contexto, a mudança que queremos ver no cenário da existência humana, com uma civilização integrada em si e com a natureza, só será possível quando um considerável número de homens tiverem a plena coragem para ser essa mudança e desencadearem a ressonância dessa nova consciência em toda a extensão humana.

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias