Líder dos Rolling Stones passará por uma cirurgia para a troca da válvula
Redação
Publicado em 4 de abril de 2019 às 14:41 | Atualizado há 6 anosO líder dos Rolling Stones, Mick Jagge ,75, passará por uma cirurgia no coração ainda esta semana. O problema no coração de Jagger chama-se estenose aórtica, quando há endurecimento de uma válvula do coração.
A notícia da cirurgia do cantor foi divulgada após a banda divulgar o adiamento da turnê pela América do Norte, que começaria no dia 20. De acordo com o cardiologista Diego Gaia, chefe da disciplina de cirurgia cardiovascular da Universidade Federal de São Paulo (Unifes), a doença afeta pessoas com mais de 75 anos.
Segundo o cardiologista ao portal R7, estenose aórtica é uma doença grave. ” Metade das pessoas que não operam morrem dentro de um ano”.
O problema não costuma produzir sintomas. Quando aparecessem, são dor no peito, falta de ar e cansaço. É detectado durante check up por meio do exame de ecocardiograma.
O médico explica que, até alguns anos atrás, a única opção para tratar a estenose aórtica era a cirurgia aberta, na qual era preciso abrir o peito e parar o coração para realizar a troca da válvula. Mas, atualmente, a técnica adotada é o TAVI (implante percutâneo valvar aórtico), realizado sem a necessidade de corte e interrupção do coração
Segundo o médico, um dos fatores que tornam os riscos de morte do TAVI menores que o da cirurgia aberta é a possibilidade de não utilizar anestesia geral, e sim apenas anestesia local, na perna, além de sedativo.
]]>