Novo single do Barão Vermelho traz lucidez poética de Cazuza
Barão Vermelho lavou alma do público durante Rock in Rio. Em uma hora, a banda carioca transformou o Palco Sunset no lendário Circo Voador. Roquenrol rolou, ali, e rolou direto — com a inédita “Do Tamanho da Vida” e clássicos como “Maior Abandonado”.
Marcus Vinícius Beck
Publicado em 17 de outubro de 2024 às 19:48 | Atualizado há 3 semanasBarão Vermelho lavou alma do público durante Rock in Rio. Em uma hora, a banda carioca transformou o Palco Sunset no lendário Circo Voador. Roquenrol rolou, ali, e rolou direto — com a inédita “Do Tamanho da Vida” e clássicos como “Maior Abandonado”.
“Do Tamanho da Vida”, letra inédita de Cazuza dada aos barões por Lucinha Araújo (mãe do poeta), traz a habitual lucidez social desse artista de verbo ferino. Essa é a primeira poesia do eterno barão musicada pela banda desde “Sorte e azar” (Cazuza/Frejat), lançada em reedição especial do primeiro disco do grupo, em 2013.
“De segunda a domingo/ trabalhamos amigo/ servimos de abrigo/ inventamos luz/ vendemos saúde/ que Deus nos ajude/ Se a vida é promessa/ queremos ‘de luxe'”, vocaliza Rodrigo Suricato, também guitarrista. Suricato, inclusive, diz não conhecer outra banda que tenha se apresentado no Rock in Rio com três vocalistas diferentes.
”‘Do tamanho da vida’ é uma celebração da história da banda e decidimos musicar uma letra inédita do Cazuza pra tê-lo conosco nessa virada de tour”, revela o atual frontman do grupo.
Para o tecladista Maurício Barros, é alegria enorme lançar essa faixa. “Esse grande poeta com o qual tivemos a sorte de conviver no início do Barão. Estamos muito felizes porque a música ficou muito forte como achamos que a letra merecia”, diz.
É impressionante como o Cazuza imprime a realidade da vida nas músicas feitas pelo Barão, é dose dupla na veia, e do tamanho da vida, não existe nada maior que isso no universo dos homens” Guto Goffi, baterista
Guto Goffi, por sua vez, afirma que compor nova música para o Barão – com letra de Cazuza – é “como ganhar um prêmio especial do universo”. “É impressionante como o Cazuza imprime a realidade da vida nas músicas feitas pelo Barão, é dose dupla na veia, e do tamanho da vida, não existe nada maior que isso no universo dos homens”, declara o baterista.
Foi a terceira vez que grupo carioca se apresentou no festival de Roberto Medina. Na primeira performance, em janeiro de 85, Cazuza comandava microfones. Cantou “Pro Dia Nascer Feliz” enrolado na bandeira brasileira, pois Tancredo Neves freara dinastia dos militares. Dezesseis anos depois, em 2001, voltou ao evento, dessa vez com Frejat nos vocais.
Com Rodrigo Suricato à frente, a banda emocionou público com canções sobre amizade e amor. Um dos pontos altos foi interpretação do blues “Down em Mim”, cujo solo de guitarra, carregado em bends emocionantes, demonstrou por que banda é clássico do nosso rock.
Barão está na estrada. Irá apresentar Brasil afora turnê “Do Tamanho da Vida”, que estreou no festival carioca. Há expectativa de ver essa poderosa banda nos palcos goianos. Pouca coisa mudou em relação ao show “Barão 40”, mas boas canções não faltam no grupo.
VEJA A LETRA DA MÚSICA ‘DO TAMANHO DA VIDA’
De segunda a domingo
Trabalhamos amigo
Servimos de abrigo
Inventamos luz
Vendemos saúde
Que Deus nos ajude
Se a vida é promessa
Queremos “de luxe”
Nós somos veneno
Sem radicalismo
Na primeira esquina
Dividir o nosso íntimo
Pra nós tanto faz
O tamanho da vida
Numa troca de olhares
Do tamanho da vida
Gostamos de escuro
Sol ou meia luz
Se a vida é pesada
A culpa é da cruz
Pra nós tanto faz
O tamanho da vida
Numa troca de olhares
Do tamanho da vida
FICHA TÉCNICA
DO TAMANHO DA VIDA
(Cazuza/ Guto Goffi/ Mauricio Barros/ Fernando Magalhães/ Rodrigo Suricato)
Guto Goffi – bateria
Maurício Barros – teclados
Fernando Magalhães – guitarra
Rodrigo Suricato – voz, guitarra e violão
Cazuza – voz
Lancaster Lopes – baixo
Gravado e mixado por Fabrício Matos
Arranjo: Barão Vermelho
Masterização: Magic Garden Mastering