Cultura

“O dono da vila”

Redação

Publicado em 19 de abril de 2016 às 03:13 | Atualizado há 1 semana

O ator mexicano Edgar Vivar, que já deu vida a personagens como Senhor Barriga e Nhonho, da famosa série Chaves, faz show em Goiânia hoje.Em seu auge, nas décadas de 70 e 80, ela marcou a infância de muita gente. E pasmem: continua fazendo isso. Há 32 anos no ar no Brasil,  até hoje a série mexicana Chaves, ou originalmente El Chavo del Ocho, é um dos programas de mais assistidos do SBT – mesmo agora, que é exibido apenas nos finais de semana. Um detalhe é que a história do pobre garoto órfão, atrapalhado, faminto e carismático parou de ser gravada há mais de 20 anos. Sim, aquela produção feita com equipamentos ultrapassados e poucas pretensões e verbas, atravessou o tempo e, o personagem Chaves, se tornou um dos maiores ídolos da América Latina. Tanto é, que em dezembro de 2014, diversas gerações choraram a morte de Roberto Bolanõs – o criador e intérprete do pobre garoto de 8 anos.

Mas, as histórias de Chaves, do Chapolin, Chiquinha, Quico, Dona Florinda, Seu Madruga, Professsor Ling.. digo, Girafales, ao que parecem, são inesquecíveis dentro e fora das telinhas. Isso quem diz é o próprio Senhor Barriga. Aos 67 anos, Edgar Vivar, que foi o responsável por dar vida ao personagem – e também ao inesquecível Nhonho -, está em turnê pelo Brasil, com espetáculo Uma Noite Com o Senhor Barriga. E, este monólogo, que vai passar por 20 cidades do país, chega hoje a Goiânia para única sessão que acontece às 20 horas no Teatro da PUC.

“O terno do Sr. Barriga era meu, a Brasília era o meu carro na vida real. Fazíamos o programa na raça e com muito amor”, Edgar Vivar

Como um baú repleto de lembranças, o Senhor Barriga – que hoje nem tem tanta “pança” assim – mostra imagens que ele mesmo gravou, entre suas legendárias cobranças de aluguel e algumas agressões, naquela saudosa vila. Ansiosos para saber um pouco sobre o quê mais vai acontecer no espetáculo, conversamos – em entrevista exclusiva – com Edgar Vivar. Disposto e simpático, o ator contou um pouco – entre a correria da ponte aérea – de como era fazer parte daquela série, que deixa a todos atentos olhando a TV.

“Nossos movimentos eram friamente calculados”

Foi assim, brincando com um dos bordões de Chapolin, que Edgar Vivar, intérprete do Senhor Barriga, contou, um pouco sobre como eram os bastidores das gravações de Chaves. Veja a seguir algumas curiosidades na entrevista Edgar Vivar, o Sr. Barriga:

DMRevista: O senhor aprendeu português apenas para este espetáculo?

Edgar Vivar: Na verdade, aprendi português para me comunicar melhor com os brasileiros. Estive em um evento em 2010 e não entendia quase nada. Prometi que aprenderia o português e voltaria no ano seguinte, e foi o que fiz: em 2011 fizemos a turnê “Senhor Barriga é Jovem Ainda!”. Desde então, visito o país todos os anos e finalmente conhecerei Goiânia e terei a chance de apresentar o meu novo show “Uma Noite com o Sr. Barriga”. Espero vocês lá!

DMRevista: No espetáculo Uma Noite Com o Senhor Barriga o senhor conta os bastidores das gravações. Pode nos adiantar um pouco como era este clima do set?

Edgar Vivar: Era muito divertido! Passávamos muito tempo juntos, quando não estávamos gravando, estávamos fazendo shows em vários países. No show eu exibo imagens dos bastidores do programa que eu mesmo gravei nos anos 70. Imagens inéditas em todo o mundo, nunca exibidas na TV. Eu filmava tudo com uma câmera super-8, nos anos 70 e agora estou compartilhando essas raridades com os fãs. Acho que vocês vão gostar!

DMRevista: Como foi que entrou para o elenco de Chaves?

Edgar Vivar: Eu fazia comerciais de TV e um amigo em comum indicou o meu nome para Chespirito (como Roberto Gómez Bolaños, o Chaves era conhecido). Fui para o teste e Roberto (Bolaños) disse “aqui não trabalhamos com ponto eletrônico”. Eu perguntei: “o que é ponto eletrônico?” Ele respondeu: “está contratado!” (risos).

DMRevista: Quem o senhor mais gostava de interpretar o Nhonhô ou o Senhor Barriga?

Edgar Vivar: Eu amo os dois…o Nhonho representa o Sr. Barriga quando criança e o Sr. Barriga, o Nhonho na fase adulta. Os personagens sem completam!

DMRevista: De quem do elenco o senhor era mais próximo?

Edgar Vivar: Sempre tive uma ótima relação com todos os meus amigos de elenco, mas era mais próximo de Roberto (Chaves) e Ramon (Ramon Valdés, que vivia o Seu Madruga). Ramon e eu éramos vizinhos de muro, morávamos um do lado do outro, então nos víamos sempre.

DMRevista: Havia muito improviso nas gravações?

Edgar Vivar: Não tinha improviso nas gravações não, todos os nossos movimentos eram friamente calculados (risos). Ensaiávamos muito, repetíamos e repetíamos…você podia improvisar no ensaio e se fosse engraçado, Roberto pedia para manter. Ele era um gênio e nos dirigia com maestria!

DMRevista: Vocês tinham noção do que estavam fazendo era muito interessante?

Edgar Vivar: Não (risos)… mas sempre fizemos tudo com muito amor, com muito esforço e não se prendendo às limitações da época. O terno do Sr. Barriga era meu, a Brasília era o meu carro na vida real. Fazíamos o programa na raça e com muito amor. Era demais!

DMRevista: As crianças mudaram, o país e o mundo também. Por que o senhor acha que Chaves ainda consegue atrair a atenção das crianças, com tantas formas de entretenimento?

Edgar Vivar: Acho que temos que fazer essa pergunta para o público…eu acho que o sucesso do programa é a junção de vários fatores: a genialidade de Chespirito, todo o esforço e amor que colocamos no nosso trabalho, somado à alguém lá em cima que fez com que tudo isso acontecesse e fosse tão especial. Eu me sinto abençoado por fazer parte disso.

DMRevista: O senhor era muito amigo do Roberto Bolaños. Como foi a última conversa de vocês?

Edgar Vivar:Foi uma conversa de bons e velhos amigos…mostrei as imagens que havia feito do público brasileiro dizendo que o amava, ele se divertiu com as músicas do seriado sendo cantadas em Português, falamos de nossas vidas, nossas famílias. Um encontro de amigos, mas sempre muito especial.

DMRevista: E, nesta crise brava qual o conselho o senhor daria para os devedores de aluguel?

Edgar Vivar: Boa sorte à todos e espero que os cobradores tenham bom coração como o Sr. Barriga sempre teve.

Serviço: Uma Noite Com Senhor Barriga Quando:Hoje, às 20h

Onde:Teatro da PUC – Av. Fued José Sebba – Jardim Goiás)

INGRESSOS LIMITADOS

Pontos de Vendas:

 LEITURA GOIÂNIA SHOP, FNAC FLAMBOYANT SHOP, THERAPEUTICA RUA 83,SUL, ONLINE 24 h pelo site :(62) 4141.2270

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias