Cultura

“O Pai Eterno é misericordioso”

Diário da Manhã

Publicado em 24 de junho de 2016 às 02:43 | Atualizado há 6 dias

O Jubileu da Misericórdia, proposto pelo papa Francisco e adotado pela Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), é o tema da Romaria de Trindade de 2016. Seguindo os preceitos do papa Francisco para que haja um reencontro com o amor de Deus Pai, amor este livre de julgamentos ou condenações. O amor divino, acolhedor de todos os que se dispõem às vontades de Deus. É uma reconciliação através da oração, caridade e peregrinação, tendo misericórdia para com seus irmãos, assim como o Pai é para com seus filhos. Durante os dez dias de festividade da Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, vários outros subtemas serão tratados de maneira mais profunda, diariamente, durante as missas e novenas.

A Romaria de Trindade teve início por volta do século XIX, quando, em 1840, um casal de lavradores, Constantino e Ana Rosa Xavier, encontraram um medalhão de barro com as gravuras da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), coroando a Virgem Maria. A humilde família construiu, em seu lar, um altar para o medalhão, onde eles e seus amigos e vizinhos passaram a rogar preces ao Divino Pai Eterno. À medida que a devoção e a notícia dos milagres concedidos pelo Pai se espalhavam, o número de devotos e romeiros passou a aumentar, chegando hoje a uma média de 5 milhões de fiéis ao longo de todo o ano. A Romaria de Trindade é o maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo maior do País, e a maior festa do mundo, em honra ao Divino Pai Eterno, recebendo cerca de dois milhões e meio de fiéis somente nos dez dias de festa.

A Nova Casa do Pai

As obras no Novo Santuário de Trindade marcaram quatro anos. Segundo o Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, padre Robson de Oliveira, presidente da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), esta é uma etapa muito importante, já que se trata de uma obra muito grande, em termos de estrutura e importância, sendo assim, o projeto necessita de constantes estudos para garantir que a estrutura seja de maior durabilidade, segurança, além do aspecto estético do templo.

Entre as mudanças propostas para o projeto inicial está o local do pátio. Padre Robson garante que não haverá grandes modificações no projeto, mas sim mudanças que garantam o bem-estar dos romeiros. “Nós tiramos o auditório de onde estava. Achamos que tiraria um pouco a visão. Colocamos em outro ambiente e, no lugar dele, fizemos um ambiente para a concentração pública como continuidade da praça aérea. Um ambiente agradável. O sol não vai pegar no rosto do povo, naquelas concentrações maiores, como acontece hoje em dia, no último dia da Festa do Divino Pai Eterno. E nós teremos também um grande e belo espaço para os romeiros passearem, descansarem. Terá até área para piquenique. Será muito bom, muito bonito”, afirma padre Robson.

Já foram realizados estudos sobre a pressão do vento sobre as instalações, estrutura hidráulica e elétrica, drenagem do solo, terraplanagem, fundação e concretagem da laje do subterrâneo, ossário e uma capela. A capela abriga um mirante, de onde é possível ter uma visão de toda a obra. O Novo Santuário será um complexo religioso e está localizado a um quilômetro da atual Basílica de Trindade. Haverá uma torre com sinos, o campanário; exposição do Medalhão; e espaço para visitação da Imagem do Divino Pai Eterno.

Papa Francisco em Trindade

A Associação Filho do Pai Eterno está engajada na campanha “Papa Francisco, venha a Trindade”, que teve início em janeiro deste ano, e será intensificada durante os dez dias de festa. O objetivo é recolher o maior número de assinaturas possível para que a súplica chegue até o papa Francisco. Uma força-tarefa está sendo organizada e será realizada em vários pontos da cidade durante a celebração. Nestes pontos, os devotos poderão assinar o formulário assim como deixar as fichas já assinadas, que estão disponíveis para download no hotsite da campanha.

A campanha tem ganhado cada vez mais força através das redes sociais. Na página oficial do padre Robson de Oliveira, os devotos têm deixado mensagens de apoio. Outros religiosos também estão contribuindo com a campanha, gravando vídeos e os postando em suas redes sociais, onde declaram já ter assinado a petição, e convidando mais e mais fiéis a fazer o mesmo. O intuito não é apenas para que o Santo Padre abençoe a celebração, mas que também possa conhecer a história de simplicidade que deu origem a esta grandiosa festa religiosa. O papa Francisco, segundo o padre Robson, “é um homem de Deus que, a sua simplicidade, demonstra que vive verdadeiramente o Evangelho”.


Programação

Este ano, o Santuário Basílica e a Igreja Matriz de Trindade realizarão ao todo 115 missas, 45 novenas, 11 procissões e 30 orações do terço. Alvoradas, vigílias, batizados e confissões também serão realizadas. Ao todo, cerca de dois mil voluntários se revezarão, oferecendo apoio ao público. Dez mil refeições serão oferecidas aos voluntários até o fim da Romaria. Este ano, o número de seguranças também aumentou, e o monitoramento de vigilância será 24 horas por dia. Padres de outras comunidades e províncias também serão voluntários para garantir o bom andamento da festa.

Serão realizadas também atividades especiais como:

  •  1ª Romaria da Juventude Redentorista: a realizar-se no segundo dia, 25 de junho (sábado). O grupo Compromisso sairá do trevo de Goiânia às 17h, em caminhada até a Basílica de Trindade.
  •  2ª Romaria da Polícia Civil: pela segunda vez, os agentes da Polícia Civil sairão em caminhada de Goiânia até Trindade, pela GO-060, com saída as 19h30, na sexta-feira, 24 de junho.
  •  2ª Romaria da Vila São Cottolengo: com saída prevista às 17h dessa sexta-feira, do trevo de Goiânia, colaboradores e benfeitores da Vila sairão em romaria, pela segunda vez.
  •  3ª Romaria da Solidariedade: o padre Reinaldo Martins, diretor das Obras Sociais Redentoristas de Goiás, estará abençoando os romeiros que passarem pela GO-060, na madrugada do dia 30 de junho.
  •  10ª Caminhada da Família Franciscana: será realizada no domingo (26), com saída de Goiânia às 5h da manhã e chegada prevista para as 10h, com missa especial. O tema da Caminhada 2016 é “Eu vim para servir”.
  •  13ª Romaria da Arquidiocese de Goiânia: caminhada entre as seis da manhã do dia 25, até a meia-noite do dia 26, e às vinte horas, Novena Solene, com participação dos Vicariatos.
  •  Romaria dos Carros de Boi: na quinta-feira (30), cerca de 300 carros de boi farão o trajeto entre a Igreja Matriz e o Carreiródromo, das 9h as 15h. Às 14h, encontro no Salão Paroquial da Igreja Matriz, e às 17h30, missa especial na praça da Basílica.
  •  Missa dos Cavaleiros e Muladeiros: às 9h da manhã do dia 1º de julho, sexta-feira, uma romaria será realizada, o trajeto de 4km será entre o Córrego Alameda e o Carreiródromo. às 17h30 será realizada a missa, na Basílica.
  •  Missa dos Foliões: sábado (02/07), ao meio-dia, os Foliões do Divino de vários lugares do Estado se encontrarão para missa especial, além de cortejo animado pela cidade.
  •  Missa da Madrugada: as missão serão realizadas apenas aos fins de semana. Nos dias 25 e 26 de junho e nos dias 1º e 3 de julho, à 0h, 2h, e às 4h. No dia 3, não haverá missa às 4h.
  •  Dia da Festa: a grande festa de encerramento, no dia 3 de julho, começa com a Alvorada Festiva às 4h30, Procissão de Penitência às 5h, Santa Missa na Praça Basília às 5h45, Missa Solene às 8h, Procissão Luminosa às 16h30, seguindo da Igreja Matriz para a Basílica, onde será realizada a Missa de Encerramento.

capa (4)

 

capa (7)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias