Sábado “pesado” no Goiânia Noise
Redação
Publicado em 14 de novembro de 2015 às 17:24 | Atualizado há 6 diaspor Walacy Neto
As dificuldades que a área cultural passa atualmente transformam o ato de fazer arte em um desafio. Alguns produtores e músicos se colocam como verdadeiros agentes de uma resistência, demonstrando que o entretenimento é imensamente importante na atualidade. Apesar dos editais burocráticos e muito pouco financiamento público, os festivais independentes da cidade de Goiânia tornaram-se um verdadeira fenômeno na mídia nacional. É necessário ter peito, como diz o jargão, pois batalhar pela arte se tornou um trabalho braçal árduo. Um exemplo claro dessa importância, são as novas bandas do cenário, como Boogarins, Carne Doce e outras, que se criaram e cresceram sobre o palco desses encontros.
Considerado no último edital da Lei Municipal de Cultura de Goiânia como “irrelevante” para a região, o Festival Goiânia Noise é um dos melhores exemplos que podemos tirar dessa vontade de continuar existindo. Para ser mais claro, o evento ocorre à mais de vinte anos e, sem dúvida alguma, marcou boa parte da história de muitos jovens-velhos ou velhos-jovens. A marca do festival é reconhecida nacionalmente – muitos já sabem – devido a essa persistência no decorrer dos anos. Após ser considerado pela banca julgadora da Lei Municipal como irrelevante, os produtores resolveram desenvolver o festival a próprio punho e nesta edição o Goiânia Noise ocorre de forma totalmente independente.
De Goiânia
Entre às várias bandas que sobem ao palco neste sábado, destaque especial para as formações da nossa terrinha. São treze bandas com raízes fincadas no cerrado e com grande valia quando se olha no cenário musical de todo o país: Rural Killers, Peixefante, Sheena Ye, Almost Down, The Revengeres, Half Bridge, Ineffable Act, Vish Maria, Overfuzz, Volúpia de Baco, Beto Cupertino e o The Galo Power.
Abrindo a noite duas novidades: Rural Killers e Peixefante. Apesar de ser considerada “nova”, a banda Peixefante tem um número interessante de fãs. Os timbres escolhidos pela formação nos levam em uma verdadeira trip musical. Em entrevista para o Diário da Manhã, um dos membros Lipito Noix, fala da satisfação em se apresentar neste festival. “Atualmente esses festivais grandes já desenvolveram um nome, ou seja, tem um peso grande pra gente”. Questionado sobre especificidade das bandas que se apresentam no Noise (estas valorizam o som pesado e os acordes do rock), Lipito afirma que não é um problema. “Mesmo o Noise sendo específico nesse ponto, acaba atraindo muita gente pelo nome que carrega. Dessa forma, o festival acaba sendo bem versátil, como todos os outros grandes de Goiânia.
Dehuman
Apesar da variedade das bandas, o Noise traz o que existe de mais pesado na música mundial. Neste sábado, a banda Dehuman, direto da Bélgica, faz uma apresentação às 21h30, sendo uma das apresentações mais esperadas desta noite. O grupo é formado por Andrea V., no baixo e Voz, Rafael S., na guitarra, Mathias B., também na Guitarra, e Laye L. na bateria. A banda foi criada em 2012 e o surgimento foi marcado pelo lançamento do compacto “Black Throne of all Creation”. De acordo com a biografia da banda, o show demonstra o que é a verdadeira face do death-metal: brutal e violento.
Programação complete de sábado:
16h30 – Rural Killers (GO)
17h00 – Peixefante (GO)
17h30 – Sheena Ye (GO)
18h00 – Almost Down (GO)
18h30 – The Revengers (GO)
19h00 – Half Bridge (GO)
19h30 – Ineffable Act (GO)
20h00 – Neuroticos (JAP/BRA)
20h30 – Nervochaos (SP)
21h00 – Vish Maria (GO)
21h30 – Dehuman (BEL)
22h00 – Krow (MG)
22h30 – Overfuzz (GO)
23h00 – Volúpia de Baco (GO)
23h30 – Beto Cupertino (GO)
00h00 – The Galo Power (GO)
00h30 – Oitão (SP)
01h00 – John Wayne (SP)
Veja também o que acontece no domingo:
16h00 – A Mentira Oculta (GO)
16h30 – Components (GO)
17h00 – Suttura (GO)
17h30 – Henzga (GO)
18h00 – Yetis (GO)
18h30 – La Morsa (GO)
19h00 – Ímpeto (GO)
19h30 – Pedrada (GO)
20h00 – Señores (GO)
20h30 – Valdez (DF)
21h00 – Bruto (DF)
21h30 – Zefirina Bomba (PB)
22h00 – Mechanics (GO)
22h30 – The Overalls (AUT)
23h00 – Ressonância Mórfica (GO)
23h30 – Woolloonggabbas (GO)
00h00 – Ratos de Porão (SP)
]]>