Fenatran 2022: FPT Industrial e suas novas soluções em Powertrain
Energia do futuro. Foi o tema da FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group, na Fenatran 2022, maior evento do segmento de transportes da América Latina.
Norton Luiz
Publicado em 19 de novembro de 2022 às 11:51 | Atualizado há 2 anos
Energia do futuro. Foi o tema da FPT Industrial, marca de
powertrain do Iveco Group, na Fenatran 2022. Na vanguarda da tecnologia, a
marca participou do maior evento do segmento de transportes da América Latina, de 7 a 11 de
novembro, no São Paulo Expo, compartilhando a sua visão revolucionária e
integrada para a transição energética. Desta forma, alia sustentabilidade e soluções
disruptivas para a oferta de acordo com a realidade local.
Pioneira em novos sistemas de propulsão e comprometida com a
meta de carbono zero do Iveco Group até 2040, a FPT apresentou na Fenatran 2022 sua
novíssima divisão ePowertrain com soluções completas em emissão zero.
Novidades
Dentre as novidades apresentadas pela nova divisão da FPT foram
apresentadas o eAxles (eixos elétricos), Central Drives (módulos de transferência
de potência), Baterias Modulares e Sistemas de Gerenciamento de Baterias (BMS);
o XC13, primeiro motor de plataforma multicombustível da FPT Industrial; a nova
geração dos motores das Séries F1, NEF e Cursor para o PROCONVE P8/Euro VI; a
nova versão do motor FPT N67 Natural Gas e o Original Reman, ambos para o
segmento on-road, de comerciais leves, caminhões e ônibus.
“Como parte da propulsão sustentável do futuro, a FPT
Industrial continua desenvolvendo e investindo em novos motores de combustão
interna, ampliando tecnologias e soluções conforme cada missão”, afirma Marco
Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina.
A abordagem multienergia considera o protagonismo do diesel
no Brasil e o know-how da marca em aplicações a gás natural e biometano,
complementados com a recém inaugurada planta de ePowertrain em Turim, na
Itália.
ePowetrain: Futuro da mobilidade carbono neutro
A nova planta de e-Powertrain da FPT Industrial é a primeira
fábrica do Iveco Group totalmente livre de carbono, atingindo as metas ao
compensar as emissões de CO2 com a utilização de energia de fontes renováveis e
complementação com créditos de carbono.
Com uma área total de 15.000 metros quadrados, possui três
linhas de produção dedicadas à montagem de packs de baterias, Central Drives e
produção de eAxles para veículos comerciais pesados (HCVs). Funcionando a plena
capacidade, produzirá mais de 20.000 eixos elétricos e mais de 20.000 módulos
de baterias por ano para veículos comerciais leves (LCVs), micro[1]ônibus e ônibus.
XC13: Plataforma multicombustível
Evolução dos motores Cursor, o XC13 tomou forma na Fenatran.
Do diesel ao gás natural –incluindo o biometano – hidrogênio e combustíveis
renováveis, o motor foi concebido de forma revolucionária, em várias versões,
para oferecer máxima padronização de componentes e fácil integração no veículo
final.
A versão movida a diesel oferece o melhor desempenho da
classe, com até 600 hp de potência e 2.850 Nm, resultando em +5% de potência e
+14% de torque em comparação com o atual FPT Cursor 13 no padrão de emissões
Euro VI Step E (Europa). Desta forma o XC13 se posiciona como um dos principais
protagonistas para atingir as metas rigorosas de emissões de CO2.
Euro VI: Nova geração de motores pra o Brasil
Como parte das evoluções em emissões para a fase P8 do
Programa de Controle de Emissões Veiculares (PROCONVE), a nova geração FPT Euro
VI das Séries F1, NEF e Cursor agrega ainda mais eficiência e desempenho, com
injeção eletrônica Common Rail de última geração e Turbocompressor de Geometria
Variável (VGT), mais robustez e economia, com soluções como o sistema de
pós-tratamento HI-eSCR.
Em comparação ao PROCONVE P7, nível de emissões em vigor, o P8 traz significativas reduções de emissões: +70% de redução de HC (hidrocarbonetos não queimados); +50% redução de MP (material particulado) e +80% de redução de NOx (óxidos de nitrogênio).FPT Cursor 13 Euro VI
FPT N67: Agora para veículos comerciais
Na área de gás natural e biometano, o novo motor FPT N67 NG para veículos comerciais amplia a gama de motores de combustão interna da FPT Industrial. Consagrado em todo o mundo, já equipa no Brasil o New Holland T6 Methane Power – o primeiro trator do mundo movido a biometano –, e também está disponível para aplicações no segmento on-road, de transportes, seja em caminhões como também em ônibus.
O motor entrega o mesmo desempenho de um equivalente diesel,
além de ser compatível com GNL, GNV e biometano. A performance “Diesel Like”
alcança até 280 hp de potência e 1.000 Nm de torque.
Original Reman
Durante a Fenatran, o transportador conheceu também a
sustentabilidade e os benefícios do Original Reman, disponível para comerciais
leves, caminhões e ônibus. A remanufatura dos motores FPT F1A, F1C, N67 e
Cursor 13 entrega desempenho e consumo de motor novo, com menores custos. O
processo certificado pela FPT, com garantia de um ano, aumenta a vida útil dos
motores.
Com desempenho e consumo de motor novo, o Original Reman realiza
a atualização de componentes, proporciona redução do TCO com menor custo de operação e garante a disponibilidade do veículo, sempre apto a trabalhar e gerar receitas.
“A abordagem multienergia é a base da nossa estratégia de
produtos”, explica Rangel. “Com a chegada das soluções de ePowertrain agora produzidos em nossa planta em Turim, complementamos nossa oferta de soluções sustentáveis para movermos, conectados,
a energia do futuro”, completou.
]]>