GM utiliza nova tecnologia para dar mais leveza aos veículos do futuro
Norton Luiz
Publicado em 11 de maio de 2018 às 15:23 | Atualizado há 1 semanaNorton Luiz
Editor de Veículos
A General Motors está usando um novo e avançado software de design para desenhar a próxima geração de veículos ainda mais leves. A tecnologia é fundamental para o desenvolvimento de veículos de propulsão alternativa eficazes com zero emissões e mais leves. A GM é a primeira montadora na América do Norte a usar a nova tecnologia de software para projeto de peças com design evolutivo da empresa de software Autodesk, de São Francisco.
O software usa computação em nuvem e algoritmos baseados em IA para explorar rapidamente várias combinações no projeto de peça, gerando centenas de opções de geometrias focadas em alto desempenho, muitas vezes com formas singulares, com base em metas e parâmetros definidos pelo usuário, como peso, resistência e material, método de fabricação e muito mais. O usuário então determina a melhor opção de projeto da peça.
A GM está utilizando a tecnologia inovadora em projetos de produtos futuros. Os engenheiros da GM e da Autodesk aplicaram essa nova tecnologia para produzir uma peça de prova de conceito – um suporte de banco – que é 40% mais leve e 20% mais forte que a peça original. Também consolida oito componentes diferentes em uma peça impressa em 3D.
Por mais de três décadas, a GM utilizou a impressão 3D para criar peças tridimensionais diretamente de dados digitais por meio da adição sucessiva de camadas de material. A GM possui o primeiro e tem alguns dos recursos de impressão 3D mais abrangentes da indústria automotiva no mundo, com mais de 50 máquinas de protótipos rápidos que produziram mais de 250.000 peças de protótipo na última década.
Tecnologia
Desde 2016, a GM lançou 14 novos modelos de veículos com uma redução de massa total de mais de 2.200 Kg, ou mais de 150 Kg por veículo na média. A maior parte da redução de peso é resultado de avanços no material e na tecnologia. Desses modelos, mais da metade dos veículos perdem 130 Kg ou mais, incluindo o Chevrolet Silverado 2019, que reduziu a massa em torno de 200 Kg.
No Brasil, a redução de massa chegou a 32 Kg no Chevrolet Onix, o mais vendido do país, passando por 35 kg na Chevrolet S10 e chegando a 100 kg de redução de massa no Chevrolet Cruze.
]]>