Novo Volkswagen Polo 2023 ganha versão apimentada GTS
O Novo Volkswagen Polo 2023 ganha versão esportiva GTS. A novidade chega às vésperas do aniversário de 40 anos de uma história de esportividade da linha GTS, inaugurada pelo Passat GTS em 1983.
Norton Luiz
Publicado em 17 de janeiro de 2023 às 17:47 | Atualizado há 2 anos
O Novo Volkswagen Polo 2023 ganha versão esportiva GTS. A
novidade chega às vésperas do aniversário de 40 anos de uma história de
esportividade da linha GTS, inaugurada pelo Passat GTS em 1983. Hoje, o hatch
apimentado é o único sobrevivente em seu segmento.
A nova dianteira do Polo GTS, mais imponente e agressiva, é
o destaque. Com a tecnologia IQ.Light, os faróis LED Matrix recebem dois
canhões de luz, DRL (Daytime Running Lights) duplo. Além disso, ganha também a conhecida
linha de luz na grade, assim como a tecnologia presente no SUV Taos.
Ainda nos novos para-choques, o emblema GTS na grade
superior acompanha o detalhe vermelho que cruza a dianteira de ponta a ponta.
Essa característica tradicional da linha GTS, já estava presente no Passat GTS
Pointer de 1983. Na parte inferior, a tomada de ar agora conta iluminação
auxiliar em LED e novo desenho mais agressivo, em estilo de colmeia.
Traseira
Na traseira, os novos para-choques recebem um difusor mais
imponente, com detalhe pintado na cor do carro e saída dupla de escapamento. O
emblema GTS está centralizado, abaixo do novo logo da Volkswagen. As lanternas
possuem assinatura exclusiva em LED para a versão esportiva.
Completando o exterior, o GTS traz aerofólio esportivo
exclusivo, retrovisores em preto piano e rodas de 18 polegadas pretas com
acabamento diamantado, assim como as famosas rodas “Snow Flake” do clássico
Passat GTS Pointer. São cinco cores à disposição: as sólidas Preto Ninja e
Branco Cristal; as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius; e a especial
Vermelho Sunset.
Hot hatch
Respeitando sua grife GTS, o topo da cadeira do Polo recebe
motorização exclusiva à altura, o 250 TSI. São 150 cv de potência e 25,5 kgfm
de torque, já disponíveis a 1.500 rpm, entregues pelo motor quatro cilindros,
1.4l, turbo.
O conjunto está acoplado a uma transmissão automática de
seis velocidades com conversor de torque que conta com modo manual, permitindo
troca de marchas pela manopla ou utilizando as aletas atrás do volante. O
propulsor completa o 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e alcança os 206 km/h.
Cockpit
Com aspecto escurecido, a cabine do GTS transmite
esportividade com teto e acabamentos em preto, costuras em vermelho no volante
multifuncional, nos bancos esportivos inteiriços com emblema GTS e no novo
detalhe do painel revestido em couro.
No console central, a nova manopla de cambio acompanha
detalhe exclusivo em vermelho, o inédito carregador por indução, duas entradas
USB-C (e outras duas no banco traseiro) e o ar-condicionado digital Climatronic
Touch, com saída de ar para os ocupantes no banco de trás.
A central multimídia VW Play, de 10,1 polegadas, recebe
roupagem esportiva, com interface em vermelho. Através dela, o motorista pode
alternar entre os modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual),
exclusivo da versão GTS, além de desativar o controle de tração (ASR), abrir o
porta-malas, entre outras funções.
Painel de instrumentos
O painel de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas, o
Active InfoDisplay, completa a ilha tecnológica da cabine, que também recebe
grafismos e design exclusivos em vermelho dos modelos esportivos da marca.
Com pneus de medida 205/45 R18, a dianteira recebe discos ventilados de 276 mm e, na traseira, discos sólidos de 230 mm. Exclusivo no segmento, o GTS, assim como toda a linha do Novo Polo, possui sistema BSW, que atua reduzindo automaticamente a película de água nos discos dianteiros em dias de chuva, permitindo melhor desempenho de frenagem em piso molhado.