Volkswagen Polo e Virtus 2019 ganham nova versão automática 1.6 MSI
Norton Luiz
Publicado em 18 de julho de 2018 às 15:19 | Atualizado há 1 semanaNorton Luiz
Editor de Veículos
O hatch Polo e o sedã Virtus ganham a opção do câmbio automático de seis marchas nas suas respectivas versões equipadas com motor 1.6 MSI. Até então essa transmissão era restrita apenas atendia apenas às versões 200TSI dos modelos. A novidade, já como linha 2019, é mais um importante passo que a marca dá rumo à liderança do mercado dentro do plano de renovação de todo o portfólio Volkswagen até 2020.
Com a nova transmissão, o hatch Polo parte de R$ 62.690, enquanto o sedã Virtus, que vem chamando a atenção no ranking de vendas mês a mês no segmento, tem preço inicial de R$ 66.525. As novas opções do Novo Polo MSI e do Virtus MSI atendem a várias demandas de mercado, inclusive pessoas com deficiência (PCD).
O Polo Highline era o que atendia o público PCD na sua faixa de preço de R$ 70 mil. Com os aumentos dos últimos meses a versão ultrapassou o limite legal, que passa a agora a ser atendida pelas novas versões de entrada 1.6 automática do hatch e do sedã.
A transmissão oferece a opção de trocas manuais sequenciais Tiptronic – por meio da alavanca de câmbio ou pelas aletas atrás do volante multifuncional (item de série na linha 2019) – e também conta com o modo de acionamento esportivo (posição “S”).
Já as versões Comfortline e Highline do Polo e do Virtus contam com o conjunto mecânico do motor TSI de até 128 cv e transmissão automática de seis velocidades.
O motor 1.6 MSI rende 117 cv de potência máxima quando abastecido com etanol e 110 cv com gasolina no tanque, a 5.750 rpm. O torque máximo é de 162 Nm (16,5 kgfm) com etanol e 155 Nm (15,8 kgfm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm.
Com esse motor e abastecido com etanol (E100), o novo Polo MSI com transmissão automática acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e atinge 188 km/h de velocidade máxima (etanol). O Virtus MSI com transmissão automática registra 10,8 segundos e 190 km/h, respectivamente.
Itens de série
O Polo e Virtus trazem de série direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas (os dianteiros possuem função “um-toque” para fechamento e abertura), travas elétricas, sistemas ISOFIX® e top-tether, faróis de dupla parábola e chave tipo “canivete” com controle remoto.
Também estão incluídos de série, dentre outros itens, computador de bordo, suporte para celular no painel com entrada USB para carregamento, regulagem de altura para o banco do motorista, entre outros. Outro importante item de série no Novo Polo e no Virtus 1.6 MSI é o sistema Media Plus, que tem entradas USB e SD-card, conexão Bluetooth, rádio AM-FM e leitor de arquivos mp3.
Opcionalmente estão disponíveis dois pacotes: o primeiro, “Interatividade”, inclui sistema de infotainment Composition Touch, “Park pilot” (sensores de estacionamento traseiros), roda de liga leve de 15” com pneus 195/65 R15 e retrovisores externos com ajuste elétrico e função “tilt down”.
Com tela colorida sensível ao toque de 6,5”, o sistema de infotainment Composition Touch traz entradas USB, para SD-card e conexão Bluetooth. Ele permite conectividade por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink), comando por voz e acesso ao “Car Menu”, com ajustes do veículo por meio da tela.
O segundo pacote, “Safety”, traz o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e todos os recursos atrelados a ele, como Controle de tração (ASR), Bloqueio Eletrônico do Diferencial (EDS) e Assistente de Partida em subida/descida (HHC).
]]>