DMAutos

Volvo apresenta novo station wagon V60 turbo no Brasil

Norton Luiz

Publicado em 17 de dezembro de 2018 às 13:20 | Atualizado há 1 semana

Norton Luiz
Editor de Veículos

Depois de trazer para o mercado brasileiro os modelos XC40 e as versões híbridas XC60 e S90, a Volvo apresenta o station wagon V60. Modelo global de bastante representatividade para a marca sueca, o V60 chega ao Brasil no segundo semestre de 2019 custando R$ 199.950. A pré-venda do V60 será aberta em agosto e as primeiras unidades começarão a ser entregues no mês seguinte.

O modelo dispõe de transmissão automática de 8 velocidades acoplada ao renovado motor T5 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor e injeção direta de gasolina, que produz 254 hp de potência máxima a 5.500 rpm e 350 N.m de torque entre 1.500 e 4.800 rpm. Trata-se de um propulsor reconhecido por sua eficiência e baixo nível de emissão de poluentes.

O V60, que tem a responsabilidade de reforçar a participação da Volvo no Brasil, onde registrou crescimento de 94% nas vendas entre janeiro e novembro deste ano, chega em versão única de acabamento, a Momentum. A exemplo do XC60 e dos modelos da série 90, como o XC90 e o S90, o V60 é fabricado sobre a moderna plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture).

 

Modelo de forte personalidade, o V60 tem grade dianteira imponente e faróis em FULL LED no formato Martelo de Thor, com funções de acendimento e nivelamento automáticos e luzes dianteiras de condução diurna de LED. Barras de teto de alumínio, friso dos vidros laterais com acabamento no mesmo material e rodas de liga leve de 18 polegadas se destacam no V60. A traseira é fortemente definida pela lanterna com feixes de LED, composta por um conjunto ótico elevado que se prolonga até a tampa do porta-malas.

Interior

No interior, o V60 utiliza materiais genuínos por toda a cabine, esculpidos em harmonia com o design escandinavo. Além de desfrutar de uma cabine requintada, os passageiros contam com sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar.

Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques ou mesmo no comando de voz. Como nos modelos da série 90 e 60, a integração do smartphone está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.

O V60 traz painel digital e personalizável de 12,3 polegadas, que disponibilizada informações mais relevantes à frente do motorista, ajustando sua luminosidade automaticamente de acordo com as condições de luz ao redor.

Com a nova plataforma modular, o novo V60 ganhou entre-eixos 9,6 cm maior que a geração anterior. Além disso, os assentos dianteiros estão mais finos e os traseiros foram desenhados para um melhor espaço para as pernas dos passageiros, garantindo excelente conforto a todos.

O porta-malas tem volume de 529 litros, que podem ser expandidos para até 1.364 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. O encosto traseiro do V60 adapta a diferentes necessidades com sua divisão 60/40, podendo ser dobradas para uma superfície de carga quase plana.

Usando um botão de seleção posicionado entre os bancos dianteiros, o condutor pode alternar facilmente o modo de condução entre três configurações pré-estabelecidas ou personalizar a sua própria, que alteram rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador e peso da direção: Eco, Confort, Dynamic e Individual.

A exemplo dos últimos lançamentos da marca, o V60 chega ao Brasil equipado com o inovador City Safety de segunda geração com assistente de direção, que entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial.

Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O City Safety opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto durante a noite.

Tecnologias

A station wagon também disponibiliza como itens de série sistema de alerta de mudança de faixa – emite um alerta sonoro e esterça o volante automaticamente evitando possível acidente entre 65 km/h até 200 km/h –, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Além desses equipamentos, o V60 oferece um sistema inédito no segmento: Mitigação de Pista Oposta, que aplica frenagem automática para reduzir o dano de colisão com um veículo que se aproxima na contramão. Seu funcionamento se dá entre 60 km/h e 140 km/h.

O modelo acrescenta ainda controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção semiautônoma, Pilot Assist, que atua na direção, na aceleração e na frenagem do veículo em vias bem demarcadas até 130 km/h, e controle dinâmico de estabilidade e tração.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias