Boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco a partir de março
Júlio Nasser
Publicado em 24 de janeiro de 2017 às 18:05 | Atualizado há 8 anosA Federação Brasileira de Bancos (Febraban) desenvolveu um novo sistema para a liquidação e compensação de boletos bancários que possibilita que as cobranças vencidas possam ser pagas em qualquer banco. Segundo o órgão, o mecanismo trará mais controle e segurança ao meio de pagamento, que agora terá nos comprovantes detalhes como os juros, as multas, os descontos e informações do beneficiário e do pagador. A mudança será implantada de forma gradual em todo o país.
A partir de março, boletos com valores iguais ou superiores a R$ 50 mil poderão ser pagos em qualquer banco e até o fim do ano o sistema será válido para o pagamento de cobranças de qualquer valor. O mecanismo se diferencia dos atuais, pois todas as informações dos boletos deverão estar em uma plataforma online.
O sistema possibilita que os bancos controlem melhor as cobranças que foram postadas em qualquer outra instituição, uma vez que oferece a possibilidade de checagem dos dados digitalmente.
Assim que o consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica, fizer o pagamento de um boleto vencido, automaticamente será feita uma consulta para verificar se os dados do documento coincidem com os que constam no sistema. Após a confirmação, a operação poderá ser validada.
Em caso de divergências de informações, o pagamento não será autorizado e o consumidor deverá realizá-lo no banco que emitiu a cobrança, para que haja uma checagem sobre o problema. No modelo atual, isso não acontece, pois nem todos os boletos são registrados em uma plataforma centralizada, não possibilitando o acesso e interligação das instituições financeiras.
Assim, os emissores deverão registrá-los no seu banco de relacionamento, com as informações necessárias sobre o documento. O sistema também fará o cruzamento de informações para evitar inconsistências de pagamento e identificação do CPF do pagador do boleto para fins de controle de lavagem de dinheiro.
Com informações da Agência Estado.
]]>