Economia

Combustíveis podem ficar mais baratos a partir da próxima semana

Júlio Nasser

Publicado em 14 de outubro de 2016 às 19:09 | Atualizado há 8 anos

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira, 14, a nova política de preços de combustíveis, determinada pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços, que reduziu em média o preço do diesel em 2,7% e 3,2% da gasolina nas refinarias. A redução passa a ser válida a partir das 0h de sábado, 15.

Coforme o comunicado divulgado pela empresa, enviado para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a decisão é resultado de um crescente volume de importações, que reduz a participação de mercado da Petrobras, e também a sazonalidade do mercado mundial de petróleo e derivados. A implantação da nova política tem como princípio preços nunca abaixo da paridade internacional.

Apesar da decisão, o preço ao consumidor não deve ter uma redução imediata, uma vez que a alteração de valores depende dos repasses aos postos de combustível. A previsão é de que o alívio ao bolso do consumidor só venha a acontecer na próxima segunda-feira, 17, em função de que os postos já têm os estoques montados para o final de semana, ainda sem alterações.

A Petrobras informou que caso o percentual de redução nas refinarias seja repassado integralmente ao consumidor final, o diesel pode diminuir 1,8% e a gasolina 1,4%. Este é o primeiro reajuste para a redução de preços dos combustíveis desde 2009.

A empresa prevê avaliações de revisão de preços pelos menos uma vez por mês.
“É importante ressaltar que, como o valor desses combustíveis acompanhará a tendência do mercado internacional, poderá haver manutenção, redução ou aumento nos preços praticados nas refinarias”, diz nota ao mercado.

Com informações da Agência Estado.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias