Economia

Compras Compulsivas: uma doença que a pessoa nem percebe ter

compras compulsivas

Arla Maia de Aguiar

Publicado em 19 de abril de 2023 às 17:48 | Atualizado há 2 anos

Compras Compulsivas caracteriza -se por: preocupação excessiva e perda de controle sobre o ato de comprar. Aumento progressivo do volume de compras. Tentativas frustradas de reduzir ou controlar as compras.

O comprador compulsivo ocupa muitas horas semanais observando as vitrines das lojas, pagando por produtos que não vai usar ou, no mínimo, pensando freneticamente no prazer da obtenção de bens. E, nessa rotina, não encontra uma forma de parar de comprar.

Thaís Cerqueira, 27 anos é a famosa cliente “figurinha carimbada”, isso porque se declara uma compradora compulsiva e toda semana é vista na região da 44, comprando roupas, calçados, acessórios, maquiagem. Conhecida pelo seu jeito extrovertido de ser, sempre com sorriso cativante, Thais relata ao Dm Online: “ Essa minha atitude compulsiva pode estar relacionada com o desejo de preencher um vazio emocional, eu compro objetos materiais que podem me dar um contentamento por pelo menos alguns instantes e eu não me importo que vou ficar endividada, é só “pendurar” no cartão de crédito, relata Thais, sorrindo. ” Thais ainda relata ao DM online ainda, que se sente angustiada e com muita ansiedade se não for na 44 toda semana, comprar.

A psicóloga Isabella Silveira falou ao Dm Online sobre o assunto “ O consumidor compulsivo tem uma doença, chamada de Oniomania, caracteriza-se como um transtorno de personalidade, classificado dentro dos transtornos do impulso. Para eles: o ato de comprar é mil vezes melhor, do que o ato de ter o objeto por si só. Essa pessoa “tem vontade de adquirir, mas não de ter. Essa pessoa com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) tem obsessões – pensamentos, imagens ou impulsos que ocorrem frequentemente, mesmo que ela não queira. Essas obsessões surgem mesmo quando a pessoa está pensando e fazendo outras coisas. Além disso, as obsessões normalmente causam grande angústia e ansiedade, medo, dúvida, desconforto, aflição, culpa e outros sentimentos negativos. ”

]]>

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias