Economia

Consumo online de produtos sustentáveis cresce 40%

Redação

Publicado em 22 de agosto de 2023 às 15:24 | Atualizado há 1 ano

 O consumo online de produtos sustentáveis segue se consolidando no Brasil. É o que revela a nova edição do estudo divulgado pelo Mercado Livre sobre o consumo de produtos com impacto positivo na plataforma, aqueles cujo consumo promove a redução de impactos no meio ambiente e a geração de benefícios socioambientais. De acordo com a pesquisa, o consumo desses itens cresceu 40% no país, ficando acima da média da América Latina, cujo crescimento foi de 30%. Goiânia não fica de fora.

Denominado de ‘Tendências de consumo online com impacto positivo’, o estudo aponta que mais de 4,4 milhões de pessoas compraram mais de 7,6 milhões de produtos considerados sustentáveis na América Latina no ano passado. No Brasil, foram adquiridos 4,2 milhões de itens de impacto positivo, isto é, 55% do total desses produtos vendidos na região. Em mais um ano, os dados reforçam a crescente demanda no país por produtos que gerem benefícios para o planeta e para as pessoas, em busca de um estilo de vida e hábitos mais sustentáveis.

O estudo revela, ainda, que o Brasil continua a se destacar a partir do aumento do número de pessoas que compram produtos sustentáveis. Dos mais de 4,4 milhões de usuários que compraram produtos de impacto positivo na região, o Brasil responde por 60% dessa fatia,  um crescimento de 29% em relação ao levantamento anterior – na América Latina, o crescimento foi de 27%.

Esse consumo também gera impactos para os empreendedores de impacto positivo, cujo número de vendedores aumenta à medida que a categoria se fortalece e ganha visibilidade. Na América Latina, houve um aumento de 8% no volume de marcas e empreendedores que comercializam produtos sustentáveis, ultrapassando a barreira dos 57 mil na região. Desse total, 37% estão no Brasil, onde o crescimento foi de 15% em relação à pesquisa anterior. Em Goiânia, Juliana Brito pertence a esse mercado. Ela ressalta que os produtos “são mais baratos, a entrega é rápida no seu endereço e de qualidade”.

 “No Mercado Livre, temos a oportunidade de facilitar o acesso dos usuários a produtos mais sustentáveis”, afirma Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil. Ao todo, são 30 categorias e mais de 143 milhões de produtos disponíveis na região, dentre itens que promovem a redução de resíduos, produzidos de maneira responsável ou com eficiência energética e baixa emissão de CO2. Nos últimos seis meses, as buscas por produtos sustentáveis dobraram tanto no Brasil quanto na América Latina. Atualmente, são 130 buscas por minuto no país e 230 buscas por minuto na região. 

]]>

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias